O projeto do Anel Rodoviário Metropolitano, que existe desde a década de 70 e abrange 12 municípios da Grande Porto Alegre, é uma alternativa à BR 116 e tem como objetivo equacionar engarrafamentos da rodovia. Durante o encontro realizado no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), o diretor de planejamento da secretaria estadual dos transportes, engenheiro Wilson Ghignatti – convidado do Núcleo de Logística do RS para repassar as prioridades do projeto para o governo Geramno Rigotto- enfatizou que os problemas com o traçado sempre foram as ações que adiaram a execução da obra. Lembrou que em 28 de julho de 2004 o Decreto de Desapropriação de todas as áreas atingidas pelo anel foi assinado e que agora há tratativas com organismos nacionais e internacionais para a viabilização de empréstimos para implantação da obra e o interesse da China em investir na construção com aprovação das PPP (Parceria Públicas-Privadas). Ghignatti adiantou que em fevereiro deve entregar ao Ministério dos Transportes um dossiê elaborado pela Secretaria Estadual dos Transportes sobre a viabilização do projeto.