De acordo com o presidente da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), Rafael Wolf Campos, as vendas da indústria de implementos podem ser 5% maiores no ano que vêm caso o mercado externo continue com bom desempenho. \”Porém, se houver retração no mercado norte-americano que venha refletir em outros países poderemos ter uma expansão menor e repetir o mesmo desempenho de 2007\”, explica.

Na visão do executivo, o setor começou o ano estimando um crescimento de 10%, mas com o passar dos meses o desempenho dos mercados agrícolas, sucroalcooleiro e construção mudou as projeções para 30%. Entretanto, a situação atual é outra e por isso Campos prevê que no próximo ano o mercado deverá absorver entre 45 mil e 47 mil unidades de pino rei, sendo que desse montante 5 mil peças serão destinadas ao mercado externo.

Com relação às vendas internas de reboques e semi-reboques, entre janeiro e agosto de 2007 foram comercializados 26.776 unidades, com crescimento da ordem de 40,6% sobre igual período do ano passado. Já as exportações representaram 3.123 unidades e tiveram alta de 24,8% sobre o ano anterior e os emplacamentos de carrocerias sobre chassis representaram 32.303 unidades, com crescimento de 33,6% sobre os primeiros oito meses do no anterior.