A Haldex do Brasil leva para a Fenatran (16º Salão Internacional do Transporte) seu novo sistema de Freios TRS, dotado de dispositivo de estabilidade e função ABS para uso em implementos rodoviários equipados com suspensão pneumática e lança a válvula relê de emergência (ou válvula mestra) de cinco saídas e o painel para controle do suspensor de eixo espaçado. O evento será realizado entre 15 e 19 de outubro, no Anhembi, em São Paulo.

A empresa ressalta que o diferencial dessa válvula é incorporar a função de dupla retenção, funcionando como uma válvula seletora, que impede a dupla aplicação do freio na carreta. Já o painel para controle do suspensor do eixo espaçado é um dispositivo apropriado à nova configuração de veículo de carga aprovada recentemente pela Resolução 210/211 do Contran.

A empresa explica que o novo sistema Haldex TRS amplia a segurança na frenagem, pois além da ação anti-bloqueio ABS, o TRS é dotado de dispositivo de controle da estabilidade, denominado Trailer Roll Stability. O sistema controla a estabilidade da carreta utilizando a frenagem para corrigir situações de tombamento, com maior segurança à operação em qualquer condição de aplicação, como em terrenos de forte declive ou em curvas acentuadas.

A válvula relê de emergência de cinco saídas possui instalação simplificada em relação a outras válvulas e reduz o número de conexões da carreta. É aplicada em todos implementos rodoviários, e é totalmente intercambiável com as válvulas relês de emergência de três saídas, e por ser mais compacta, requer menor quantidade de conexões e reduz a quantidade de pontos de vazamento. O destaque de funcionalidade é a função de dupla retenção.

Além de outros produtos, a Haldex também leva ao evento o Freio a Disco ModulX, sistema caracterizado por construção compacta e facilidade de instalação. De acordo com a empresa, é o único produto do mercado que pode ser montado em qualquer lado do eixo, devido ao uso de quatro pinos deslizantes. Suas características garantem maior paralelismo ao sistema, diminui a vibração, aumenta a resistência à corrosão, e garante menor folga no trabalho completo de frenagem. Os freios a disco ModulX são utilizados em implementos rodoviários, em caminhões e ônibus.