Assim como Accelo, Axor e Actros, o novo caminhão lançado no Brasil pela Mercedes-Benz tem a letra A no nome. O  Arocs 8×4, veículo com DNA off-road, chega ao mercado para substituir o Actros 4844 8×4, até então adaptado para atender operações na mineração.

Lançada na Alemanha em 2013, a família Arocs é formada exclusivamente por caminhões extrapesados para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura foi. No Brasil a montadora afirmou que irá seguir na mesma linha.

Para atender as exigências do mercado brasileiro e de outros países para onde será exportado, como Chile e Peru, por exemplo, além de outros continentes, o Arocs 8×4 produzido no Brasil recebeu uma série de modificações em relação ao modelo europeu. O processo de testes e mudanças durou cerca de três anos até atingior o produto desejado pelos clientes.

Segundo o diretor de engenharia da Mercedes, Daniel Spinelli, até chegar à versão ideal sob a ótica dos clientes, foram testados sete protótipos e mais de 100 testes de validação. A cabine é montada na fábrica da montadora em Juiz de Fora/MG.

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O Arocs 8×4 é um caminhão preparado tecnicamente para operações na mineração.

De acordo com o diretor de vendas e marketing de caminhões Mercedes-Benz no Brasil, Ari de Carvalho, o Arocs irá oferecer aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. Isso porque esse caminhão é uma solução concebida a partir de pedido de clientes.

O veículo é preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga. Sua capacidade técnica é para até 58 toneladas de PBT e 150 toneladas de CMT, conforme as condições de operação.

O Arocs 8×4 é equipado com trem de força formado pelo motor OM 460 LA de 13 litros, 510cv de potência a 1.880rpm e torque de 2., por sua vez, é a Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas totalmente automatizada.

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Caminhões foram preparados durante três anos em testes e trabalho na mineração, levando em conta as observações e sugestões feitas por clientes

Desenvolvida para o mercado brasileiro fora de estrada, a caixa G340 conta com inteligência embarcada e troca de marchas mais rápidas. Entre outras características, não possui anéis sincronizadores e suas engrenagens são mais largas. Com alavanca multifuncional na coluna de direção, conta com funções Hill Holder e Hold para facilitar partidas em rampa.

Esta caixa de marchas oferece três modos de operação: Economy, para condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Nesta condição, com o caminhão vazio, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível. No modo Standard, indicado para condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado, as trocas também privilegiam o menor consumo. Já no modo Power Off-road, em condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado, a transmissão permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.

Com redução nos cubos, e bloqueio de diferencial transversal e longitudinal de série, cada eixo traseiro tem capacidade para até 20 toneladas. O freio é a tambor com cuícas protegidas de impactos. O sistema de embreagem com bi disco de 440mm tem calibragem para a aplicação na mineração, com torque máximo de até 3.300Nm e espessura de 3 mm cada disco.

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A suspensão traseira é formada por molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura também dispõem de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação

A suspensão dianteira, por sua vez, é formada por é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas. Cada eixo dianteiro direcional tem capacidade para 9 toneladas, favorecendo melhor distribuição da carga estabilidade da direção. As molas para condições off-road contam com barras estabilizadoras no primeiro e segundo eixo.

Já a suspensão traseira é formada por molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura também dispõem de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação e as suspensões independentes têm fixação com jumelo.   Os pneus também são os adequados para operações fora de estrada e rodas exclusivas com reforço.

No âmbito da segurança, entre outros itens o Arocs 8×4 dispõe de sistema de freio eletrônico com ABS e ASR, mais eficientes que os sistemaconvencional. Todo o sistema de freio de serviço e seus componentes são monitorados por sistema de alerta em caso de falha. O freio de estacionamento é eletrônico e caso a porta do caminhão seja aberta com o veículo parado, seu acionamento é automático.

E atendendo a pedidos de clientes, o veículo tem retarder Voith R115HV a óleo e 900cv de potência de frenagem a 2.300rpm. A tomada de força com rotações mais baixas do motor assegura menor tempo de basculamento da caçamba. Como decorrência, otimiza o descarregamento do caminhão.

A cabine do Arocs se diferencia dos demais modelos pesados da Mercedes-Benz principalmente pela grade dianteira com quatro aletas e dois spoilers laterais. A cabine recebe cinco camadas de pintura para maior proteção. Do lado interno o espaço é de 2,2m de largura, 1,6m de altura em frente aos bancos e túnel de 170mm.

FRENTE
Grade dianteira com quatro aletas e dois spoilers laterais diferencia dos demais modelos pesados da Mercedes-Benz

O painel é envolvente, o volante multifuncional inclui piloto automático, chave com controle remoto, display  com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.

Também são itens de série rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

DSC4126 1 Painel
Painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, display com tela de 10,4cm, ar condicionado e vários outros recursos de conforto e segurança são itens de série do veículo

“O Arocs será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”, concluiu Ari de Carvalho. O preço divulgado para o veículo é em torno R$ 1,10 milhão.