Cerca de 30% dos acidentes de trânsito envolvem colisões traseiras, de acordo com dados do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem). A tentativa de reduzir esse número a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) encaminhou ao Denatran um projeto de lei para a regulamentação do DASP – Dispositivo Automático de Sinalização de Parada, o qual é formado de um mecanismo que comanda o acendimento da luz de freio no momento em que o veículo pára, mesmo que o condutor não acione o pedal ou puxe o freio de estacionamento. “Muitas vezes, as batidas na parte traseira de um automóvel ocorrem por falta de atenção do condutor que vem atrás. O DASP serve para alertar que o veículo da frente está parado, evitando colisões”, explica o engenheiro Cláudio Callia, da comissão de Segurança Veicular da AEA. De acordo com pesquisas, laudos técnicos e boletins de ocorrência o número de choques envolvendo caminhões e automóveis nos pedágios é muito grande. “O dispositivo não inventa uma situação e sim a evidencia. Muitas vezes, o condutor não pode sinalizar que esta parado, ou por meio do pisca-alerta ou da própria luz de freio. O DASP desempenha exatamente essa função”, constata Callia.