O sistema bi-combustível DG Flex, desenvolvido pela Robert Bosch, é um dos temas do painel \”Demandas Ambientais da Sociedade e as Soluções da Tecnologia Diesel\”, que será realizado durante o Fórum SAE Diesel, em 28 de agosto, em Curitiba/PR. O objetivo é mostrar de que forma o equipamento pode contribuir para reduzir a emissão de poluentes, ao permitir que veículos pesados (ônibus e caminhões) equipados com motores diesel também operarem com Gás Natural Veicular (GNV).

O sistema, destinado a veículos com motores mecânicos, passou por testes de performance, emissões e durabilidade e recebeu certificação ambiental emitida pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Durante a apresentação no Fórum SAE Sidney Oliveira, gerente de Engenharia da Unidade Sistemas Diesel da Robert Bosch América Latina, abordará as vantagens ambientais do sistema, que se concentra na redução de até 75% de particulados – principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades. Além disso, serão abordados também os ganhos ambientais e econômicos esperados com a utilização do sistema DG Flex para veículos com motores eletrônicos, que está sendo desenvolvido pela Bosch.
– Funcionamento do sistema

O DG Flex permite que o motor passe a trabalhar com a mistura dos dois combustíveis (diesel e GNV), garantindo ao condutor a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel. Na mistura, a injeção do diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois este combustível é o responsável pela queima do gás e manutenção da temperatura na câmara de combustão. A substituição do diesel, em certas condições de plena carga e rotação do motor, poderá atingir 90%. Já na ausência do GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo diesel, conforme a regulagem original do veículo.