Falta de descanso pode ser um dos motivos para tantos acidentes

A mistura de viagens longas e carreteiros que não descansam podem ser os motivos para os casos – cada vez mais frequentes – de acidentes envolvendo caminhões na região do Noroeste Paulista.

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária de janeiro a outubro deste ano 30% dos acidentes registrados na região envolveram caminhões. Recentemente, foi registrado em Votuporanga/SP, um acidente no qual um caminhão desgovernado atingiu duas pessoas que trafegavam pelo acostamento da Rodovia Euclides da Cunha.

Durante o registro da ocorrência, a polícia constatou que o motorista que provocou o acidente estava dirigindo há mais de sete horas sem parar para descansar. Um inquérito foi aberto e as circunstâncias que causaram o acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

A lei 12.619 aprovada pelo Governo Federal determina que a cada quatro horas seguidas ao volante o motorista de caminhão descanse meia hora. A medida, que entrou em vigor em setembro, foi prorrogada e deve passar a valer a partir de março de 2013 para que pontos de parada sejam instalados nas pistas.

Do G1