Em razão da crise financeira instalada no País em setembro de 2008, a Cummins Brasil indica retomada do crescimento dos negócios para 2010 e a projeção inicial na produção de motores – responsáveis por mais de 50% do faturamento da companhia – aponta 82 mil unidades, representando 4 mil a menos se comparado com o ano de 2008. Já no ano passado, a empresa produziu 60 mil motores, volume 30% menor com relação ao ano anterior.

Quanto aos resultados financeiros, a companhia, na região da América Latina, anotou queda de 26% em seu faturamento. Em 2008 atingiu US$ 1,3 bilhão contra US$ 962 milhões no ano passado, sendo que a participação da Cummins Brasil nos negócios da Cummins Inc. passou de 9,4% em 2008 para 9,6% em 2009. “O ano de 2009 foi muito difícil, mas, diante de outros mercados podemos afirmar que as unidades de negócios brasileiras se comportaram bem”, Luis Afonso Pasquotto, diretor geral da Unidade de Negócios de Motores da Cummins América Latina.

Recentemente, a Cummins Brasil lançou os motores ISF2.8 (da linha High Speed Diesel, motores diesel de rápido giro) e o ISF3.8, respectivamente, com 163 cv e 167 cv de potência, além dos motores eletrônicos que atendem ao E5/P7 – modelos ISB 4.5 litros, ISB 6.7 litros e ISL 8.9 litros. O programa de investimentos da empresa para 2010 é de US$ 20 milhões, em especial nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias (Euro5, Euro6), qualidade, capacidade produtiva, processos de fabricação e pós-vendas. Entre 2004 e 2009, a Cummins investiu cerca de US$ 120 milhões.