Melhoria é uma demanda histórica da região e se arrasta há 20 anos
Embora a placa no km 44 da BR-470 anunciar que o início da obra de duplicação da via acontecerá em 30 de julho deste ano (e está prevista para ser encerrada em outubro de 2017), o Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes) e a empresa Sulcatarinense ainda se reunirão para elaborar o passo a passo detalhado da obra.
Com base na Lei de Acesso à Informação, há 30 dias foi enviado um pedido oficial à sede do órgão federal em Florianópolis solicitando informações sobre o cronograma, mas até esta quinta-feira não obteve resposta.
No pedido constam quatro questionamentos, entre eles o cronograma de obras e o novo traçado da rodovia duplicada. Passados os 20 primeiros dias do prazo para retorno, mais os 10 dias de prorrogação descritos na lei, apenas a resposta sobre o futuro trajeto da estrada foi encaminhada.
O Dnit disponibiliza na internet a íntegra dos 11 editais relacionados aos trabalhos no Vale do Itajaí, mas os documentos dos lotes em andamento têm apenas modelos de cronogramas. Em branco. Com isso, a população fica impedida de fiscalizar o andamento da duplicação.
Dos 73,16 quilômetros que devem ser duplicados até 2017, a movimentação se concentra em um trecho de cinco quilômetros entre Gaspar e Blumenau. Do início do lote 3, no Km 44,9 ao Km 49,8, é que se podem avistar, máquinas, caminhões, árvores derrubadas e operários. Um deles, usando colete com emblema da Sulcatarinense, olhava para o que parecia uma obra de drenagem.
“O que interessa é o seguinte: (a empresa) tem 1.440 dias para executar a obra”, disse Breno Maestri, assessor do Dnit. A duplicação da BR-470 é uma demanda histórica da região e se arrasta há 20 anos.
Do Diário Catarinense