A Vara Federal Criminal de Passo Fundo/RS começou a intimar 24 proprietários de postos de combustíveis da cidade, condenados pela Justiça Federal do município a três anos de reclusão, revertidos em pagamento de multas individuais de R$ 17,4 mil, por crime contra a ordem econômica.
Os empresários são acusados de formar um cartel para tabelar o preço da gasolina vendida à população. O inquérito que investigou o caso foi instaurado em 1999, pela Polícia Federal. A juíza substituta da Vara Criminal de Passo Fundo, Paula Beck Bohn, que julgou o caso, entendeu que são claras as evidências de um abuso de poder econômico. A juíza, no entanto, absolveu os empresários da acusação de formação de quadrilha.
O presidente da Associação dos Proprietários de Postos de Combustíveis de Passo Fundo, Antônio Colpani, disse que os empresários condenados irão recorrer da sentença. “Não concordamos com a afirmação de que exista ou que tenha existido uma tabela que regulava os preços dos combustíveis vendidos por estes proprietários”.