O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou que as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios começarão em março de 2012, com prazo para serem concluídas em 20 meses. A afirmação foi feita durante a abertura do II Sobratema Fórum – Brasil Infraestrutura – Cidades, em São Paulo, nesta terça-feira (18/10).
Orçada em R$ 4,3 bilhões, a obra inclui a duplicação de 53 quilômetros de pista e facilitará a ligação do Vale do Paraíba com o Litoral Norte Paulista e o Porto de São Sebastião. Segundo Alckmin, a duplicação será feita pelo governo na parte de planalto e, em parceria com a iniciativa privada, no trecho de serra.
Para o governador, a obra na Tamoios visa melhorar a infraestrutura logística e portuária no Estado, principalmente considerando as perspectivas futuras em relação à produção do pré-sal. Pensando nisso, paralelamente à duplicação serão feitos investimentos em dutos, sobretudo para o transporte de etanol até o Porto de São Sebastião. “Não dá mais para sermos competitivos transportando etanol em caminhões”, afirmou.