As distribuidoras de combustível estão usando tecnologias de informação como o roteirizador, que permite definir previamente os trajetos mais eficientes aos veículos de carga para reduzir os custos de transporte, tornando os clientes mais fiéis às suas marcas. A BR, Ipiranga, Texaco e Shell são as empresas do setor que apostam nesse sistema para conquistar clientes e aumentar as vendas. A Ipiranga disponibiliza o serviço de roteirização de forma gratuita às empresas que participam do seu programa de fidelização, conhecido como CTF Ipiranga (Controle Teleprocessado de Frotas), o qual controla o abastecimento e a movimentação de sua frota. A BR e a Texaco estão desenvolvendo roteirizadores como serviço adicional, o CTF BR e o Frota Estrela, respectivamente. Desta forma, o roteirizador define o percurso e indica os postos de serviço da bandeira da distribuidora que está oferecendo o serviço. Já a Shell não vincula o uso do seu roteirizador à participação do cliente no seu programa de fidelização, o Shell Monitor. Desde novembro de 2003 a Shell está vendendo os serviços de roteirização para seus clientes e a outros transportadores interessados. A empresa Maplink, que desenvolve e presta serviços de roteirização, é parceiro do portal \”o carreteiro\” nesse tipo de serviço. Outra empresa de tecnologia que presta soluções de roteirização para o transporte de cargas é a BR Express, de São Carlos/SP. Segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) realizada em 2002 com 564 empresas, somente 4,7% dos transportadores de carga no Brasil usam o recurso da roteirização. Na Europa e Estados Unidos, o uso dessa ferramenta é comum.