A inauguração da fábrica de caminhões na cidade Ulm, Alemanha, marca o início de uma nova fase da parceria entre a Iveco e a Nikola para a fabricação de caminhões pesados elétricos movidos a bateria. Segundo foi informado, a produção terá início ainda este ano.
Com área de 50 mil metros quadrados, dos quais metade é coberta, o investimento na construção é conjunto das duas empresas. A fábrica começa operar com a montagem de mil unidades por ano e previsão de ser aumentada nos anos seguintes.
De acordo com informações da Iveco, além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, o próximo passo será o caminhão pesado movido a célula de combustível, conforme o protótipo do Nikola Tre, já apresentado ao público. Este modelo está previsto para entrar em produção até o final de 2023.
Os caminhões produzidos na fábrica de Ulm são baseados na plataforma do Iveco S-Way com um eixo elétrico desenhado com a FPT Industrial. O veículo foi projetado para ser uma solução segura de transporte, confiável de alto desempenho e livre de emissões.
Aqui no Brasil, a Iveco iniciou o programa Brasil Natural Power com o objetivo produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos. Márcio Querichelli, presidente da companhia na América do Sul, destacou que a tendência é o gás ser a opção mais viável para o transporte de carga urbano e rodoviário no território brasileiro.
Há poucos dias, o executivo confirmou para muito breve o lançamento do caminhão a gás no Brasil, como já ocorre na Argentina. De acordo com o executivo da Iveco na América do Sul, o gás é também o ponto de partida para outras tecnologias como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, completou.