Apresentado em 2016 e colocado em testes com clientes a partir de 2018, o eActros começa a ser produzido ainda este ano na Alemanha. Segundo o anúncio da Mercedes-Benz Truck nesta quarta-feria (30 de junho), a produção em série começa a partir de setembro.

A maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks na Europa, localizada em Wörth am Rhein, na Alemanha, há meses vem sendo preparada com a construção de uma nova linha de montagem e  processos de montagem do modelo movido a bateria.

BAIXA 2021
Dependendo da versão, o eActros pode utilizar três ou quatro baterias. Cada uma delas com capacidade de cerca de 105 kW (77cv) 

O veículo chegará ao mercado após ser aprimorado com várias mudanças em relação aos protótipos, especialmente nos quesitos autonomia, potência de acionamento e segurança. A Mercedes utilizou 10 protótipos que rodaram mais de meio milhão de quilômetros em testes práticos em vias públicas da Europa.

Diferente do Actros extrapesado, a versão movida a bateria na Europa é indicada para aplicações de distribuição. Aqui no País, estas operações da Mercedes-Benz são atribuídas a modelos das famílias Accelo e Atego.

De acordo com o chefe de vendas e marketing da Mercedes-Benz Trucks, Andreas von Wallfeld, dependendo da versão o eActros utiliza três ou quatro baterias. Cada unidade tem capacidade de cerca de 105 kWh (77cv).

BAIXA2
O veículo conta com alto grau de digitalização e conectividade e isso se aplica também a recursos de segurança já existentes no Actros movido a diesel.

Com capacidade máxima de 420 kWh, o veículo pode atingir  autonomia de até 400 quilômetros. O tempo de recarga anunciado para três baterias é de pouco mais de uma hora para carga entre 20 e 80% conectadas a uma estação de carga normal de 400DC.

Para von Wallfeld, desta forma o eActros está perfeitamente equipado para suas operações diárias no transporte de distribuição quanto à disponibilidade e desempenho. A unidade de propulsão é formada por dois motores elétricos integrados à uma transmissão de duas marchas.

BAIXA 01
O eActros será produzido na maior fábrica da Mercedes-Benz Truck na Alemanha. Nos últimos meses a unidade vem sendo preparada com uma nova linha de montagem e preparação de novos processos  de produção

Um sistema que inclui consultoria e serviços foi criado pela Mercedes-Benz para ajudar os transportadores a otimizar custos com a melhor utilização do caminhão elétrico e criação de infraestrutura de recarga.

O veículo conta com alto grau de digitalização e conectividade. Isso se aplica também a recursos de segurança já existentes no Actros movido a diesel.

A relação de itens de série inclui MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

A Mercedes-Benz Trucks informou também que na fase inicial o eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. De acordo com empresa, outros mercados – isso inclui o Brasil – serão contemplados no momento oportuno.