Famílias inteiras se programam para participar da Feira do Carreteiro

1676Carreteiros de diversas partes do Brasil estão reunidos no Pátio da Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e participam do maior e mais tradicional evento da estrada. Anualmente, Feira do Carreteiro oferece entretenimento e capacitação para os estradeiros.

Um grupo de 10 pessoas vindas de Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco, chegou cedo na Feira do Carreteiro deste ano. No dia 06 de julho, o caminhão do Sr. Nivaldo Felipe, patriarca de uma família de carreteiros chegou à Basílica para participar do evento. Junto ao seu caminhão, chegaram mais três trucks – todos com familiares, cada um dirigido por um de seus filhos.  Asa Branca, como é conhecido no trecho, tem 59 anos, 37 deles vividos no trecho. 1678

Seu filho Roberto Felipe, de 33 anos e há 15 anos trabalhando como motorista, diz que há pelo menos seis anos toda a família se preparada para enfrentar uma viagem de três dias para acompanhar o evento. “É muito bom. É excelente unir nossa fé com a oportunidade de aproveitar um evento como esse”, diz o filho de Asa Branca.

Outro grupo, este de São Lourenço/MG, veio em 3 caminhões, totalizando 15 pessoas. João Luiz Fernandes, carreteiro de 21 anos, participa do evento desde a infância quando era o pai que trazia a família. Hoje, ele, a família e os amigos aproveitam o evento para se divertir e se manter atualizado. “A criançada adora as brincadeiras. Enquanto isso a gente aproveita pra ver as novidades e participar das palestras”, destaca o motorista. Segundo ele, há pelo menos 15 anos todos vêm ao evento.

1681Sebastião da Costa Vieira, 66 anos de idade, 46 de profissão, de Pirassununga/SP, é autônomo e viaja o Brasil inteiro carregado, principalmente, cosmético. Apesar da rotina agitada procura sempre se programar para participar da Feira do Carreteiro. “Ano passado não consegui vir, mas este ano deu tudo certo. Gosto muito do clima daqui, principalmente das palestras pois sempre aprendo alguma coisa. Mesmo com toda prática e experiência a tecnologia é muito rápida então é sempre bom se manter atualizado”, opina.

1679Casada há 15 anos com o carreteiro Marcelo Donizete Cezar, 43 anos de idade e 25 de profissão, Daniele Pereira Cezar, de Bragança Paulista/SP, 35 anos de idade, diz ter se apaixonado pela vida de motorista. Quase sempre viaja ao lado do marido e o ajuda na direção para evitar o cansaço. “Adoro dirigir caminhão e viajar. Sempre que posso ajudo o Marcelo e revezo na direção. Todos os anos nos juntamos com a turma de Toledo/MG e viajamos para a Feira do Carreteiro. Esse ano, quase que não viemos de caminhão, mas pensei, ir nessa festa sem caminhão não dá”, brincou.

Lazer, descanso e informação é o que move uma turma de cinquenta pessoas divididas em 12 caminhões a frequentar a Feira há mais de 10 anos. “É sagrado. Em julho combinamos e vamos todos para a Feira. Gostamos de tudo. Do tratamento, da estrutura, das brincadeiras, dos testes, das informações”, explica Marcelo Leme, 12 anos de profissão, no transporte de verduras. Os colegas Gilberto Francisco Leme, Edvaldo Henrique Moraes, Agnaldo Bueno da Silva, Fabio Pereira, concordam e também se programam para acompanhar o grupo nesses quatro dias de evento e se atualizar sobre a profissão.

1682Manuel Carlos da Mota, 54 anos de idade e 30 de profissão, de Teresópolis/RJ e o seu primo João Carlos Gomes da Mota, 45 anos de idade e 25 de <http://ocarreteiro.com.br/wp-content/images/upload/1677.jpg” alt=”” width=”302″ height=”200″ align=”right” border=”0″ />estrada, também atuam no transporte de verdura e sempre procuram estar presentes na Feira. Este ano vieram junto com os filhos, Gabriel, 16 anos e João Vitor, 12, que já sonham em seguir a profissão dos pais, e o irmão de João. “É muito bom participar de uma Feira dedicada para nós. O tratamento é ótimo, somos super bem recebidos e atendidos. Sempre saímos informados, com alguma novidade. Podemos conhecer os caminhões e ainda sobra tempo para fazer amizade e se divertir”, brinca Manuel.

O evento
A 34ª edição da Feira do Carreteiro acontece até este sábado em Aparecida/SP, a 171 km da capital paulista. O evento reúne palestras técnicas, truck-test e truck-service, além de infraestrutura adequada para atender os motoristas e seus familiares com a sala do motorista e salão da criança, além de shows musicais e a tradicional Romaria de São Cristóvão e Nossa Senhora da Aparecida.

1680Todos os dias, das 16h00 às 21h00 os motoristas têm a oportunidade de participar de palestras técnicas que abordam temas comuns do dia a dia do estradeiro, como por exemplo a lei do motorista, excesso de peso, fiscalização nas rodovias, enfrentamento de exploração sexual. Além disso, haverá uma palestra dedicada às formas eficazes de cálculo de frete.

Os motoristas ainda podem avaliar modelos de caminhões de diversas marcas através do “Truck-Test”. Para dirigir os caminhões, basta fazer o cadastro – apresentando sua CNH – e receber as explicações sobre o funcionamento do veículo. Depois, é seguir para a pista de testes, que tem 4 km e une todas as variáveis de uma rodovia comum, como subidas, descidas e curvas.

1683Outra opção oferecida no evento é o “Truck Service”, onde o carreteiro pode realizar um check-up preventivo em seu caminhão. As empresas emitem um relatório sobre os problemas diagnosticados e oferecem a manutenção, com condições diferenciadas de pagamentos.

Entre as ações de entretenimento, estão as apresentações musicais de Thcê Garotos (12/07) e Trio Parada Dura (13/07). O local oferece estacionamento gratuito para caminhões.