Cinquenta motoristas sw caminhão iniciaram na manhã desta sexta-feira (23), a disputa final par ao título de campeão da décima segunda edição do Rodeio de Caminhões. Trata-se da ação da Raizen (empresa licenciada da Shell) em formato de competição que reúne motoristas que se destacam no quesito segurança. São 50 finalistas concorrendo a um carro zero quilômetro e outros prêmios de valor.

Objetivo maior do Rodeio de Caminhões é incentivar e promover as melhores práticas de segurança viária entre os condutores de caminhão que transportam para a empresa em todo o País. O evento busca também a educação e a valorização dos profissionais com destacada performance em segurança.

PERFORMANCE DE SEGURANÇA

As 40 transportadoras que atendem a Raizen em todo o País também têm de atingir todos os indicadores de performance colocados pela empresa para se credenciarem ao Rodeio de Caminhões. Isso inclui segurança no período do ano-safra, como zero acidentes controláveis e zero derrame de carga líquida.

No total, são cerca de 5.000 motoristas e para participar  da competição precisam ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade entre um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho. 

Os 200 profissionais do volante com as melhores marcas de segurança e zero acidentes participam de 4 etapas regionais. Em cada uma delas, antes do desafio de mostrar as habilidades no volante, os condutores realizam provas teóricas sobre a rotina da atividade.

PROVAS PRÁTICAS

O desafio no volante é a realização de manobras de precisão (curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus e linha de parada) em um tempo de aproximadamente 7 minutos. Os 50 condutores melhores classificados das quatro etapas regionais se qualificam para grande final.

O diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez, destaca que a empresa prioriza a segurança em todas as frentes em que atua e a segurança rodoviária é uma das mais importantes dentro das nossas operações.

“Temos cerca de 4 mil motoristas realizando o transporte diário de nossos produtos de uma forma exemplar, evitando acidentes e preservando vidas. Temos orgulho em realizar um evento como este para valorizar a atuação destes profissionais e premiar as boas práticas de segurança”, concluiu.

Os 50 motoristas finalistas são premiados com uma viagem junto com a família, com tudo pago, para o local onde é realizada a disputa final em simuladores de direção. Este ano o evento está acontecendo no Resort Vila Galé Touros, em Natal/RN.