A Scania acabou de lançar o caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super com PBT de 71 toneladas. O veículo é o mais pesado do mercado em sua categoria ao lado do também 10×4 da marca equipado com motor V8 de 660cv igualmente desenvolvido para aplicações na mineração.
Além da alta capacidade de carga, o novo 10×4 da Scania se destaca também por ser equipado com o mesmo motor do cavalo mecânico rodoviário da linha Super. A novidade foi apresentada na Exposibram 2024, um dos maiores eventos do setor de mineração da América Latina, em Belo Horizonte/MG.
O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, afirma que não se trata de uma substituição do atual 660cv V8 10×4 com motor importado.
De acordo com o executivo, o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super é uma expansão do portifólio da marca no transporte mais pesado. Com ele a Scania passa a oferecer o 560cv 8×4 XT e o 10×4 660 V8 como opção para aplicações especiais.
Além disso, por usar um motor produzido no Brasil, o novo caminhão não enfrenta problema de prazos de entregas ao cliente, como é suscetível de acontecer com o propulsor V8 importado da Suécia. Em outras palavras, a Scania vai reduzir o prazo de entrega do veículo.
Outras vantagens em relação ao modelo 10×4 equipado com motor V8 são o intervalo de manutenção 50% maior (passando de 500 horas para 750 horas), comunização de peças com os 8×4 da marca e menor preço de aquisição. Em resumo, o lançamento completa a linha off road da fabricante, que ainda conta com os modelos XT 460 6×4, G 460 8×4 e o G 500 8×4.
Expectativa da Scania para o 10×4
O setor absorve entre 1500 e 2.000 caminhões por ano, dos quais cerca de 600 são 8×4 e 10×4. A expectativa da Scania para o 10×4 é comercializar entre 50 e 100 unidades, incluindo a versão com motor V8.
Segundo Nucci, o lançamento oferece mais produtividade, bem como maior velocidade média e economia de combustível superior. O executivo acrescenta que o modelo completa o portifólio de modelos fora de estrada da marca com uma vertente para cada segmento: cana, madeira e mineração.
O XT 560 G 10×4 carrega 11 toneladas em cada um dos três eixos dianteiros direcionais e 38 toneladas nos dois eixos traseiros de tração. Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, a carga líquida do modelo é de 50 toneladas. Com uma báscula de 33 m³, o PBT do veículo chega a 71 toneladas.
O chassi do XT 560 G 10×4 mede 9,9 metros contra 8,8 metros dos outros modelos. Com essa medida, o veículo é mais adequado para operar em minas que permitem um raio de giro maior, de até 11 metros. A capacidade máxima de tração (CMT) do XT 560 10×4 é de 210 toneladas. O sistema de suspensão conta com molas parabólicas na dianteira e trapezoidais na traseira.
Transmissão de 14 marchas com planetária pesada
“Esse caminhão oferece todos os benefícios do Super. Ele possui um motor de 560 cv com 2.800 Nm e uma caixa de câmbio G33 de 14 marchas com planetária pesada. Além disso, cada engrenagem é 22 mm mais larga, o que distribui melhor o peso e aumenta a capacidade, especialmente para a mineração”, explica Gallao.
Transmissão do Scania 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super possui sessão planetária reforçada e faz engates mais rápidos e suaves, explica Marcelo Gallao. Outro destaque, segundo o executivo, é a transmissão, que é 80 kg mais leve que a da geração anterior.
A nova caixa de câmbio possui seção planetária reforçada (Heavy Planetary) e faz engates mais rápidos e suaves. Essa caixa combinada com os eixos traseiros, que são os eixos da família 900, dá uma capacidade de tração a esse caminhão de 210 toneladas.
Por fim, Gallao ressalta que o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super tem a maior capacidade de frenagem do mercado. O veículo conta com dois freios: o CRB (freio de liberação de flexibilidade) e o auxiliar hidráulico Scania Retarder. Quando combinados, esses sistemas entregam 1.153 cv de potência. “Essa dupla impressiona os clientes”, conclui.