O setor de mineração agora tem Super. O Scania 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super chega para reafirmar o compromisso da marca de promover soluções sustentáveis e mudanças no ecossistema de transporte. Com esse lançamento a fabricante passa a contemplar a solução  para todas as aplicações que a marca atua no Brasil.

O Scania 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super, recebeu nova caixa de transmissão Heavy Planetary, freios CRB mais o auxiliar hidráulico Scania Retarder de série, opções de eixos e bogies para atender a diversas especificações. Outros itens voltados paras a segurança do motorista são o pacote de segurança airbag frontal e o lateral de cortina, para proteger o condutor em caso de tombamento, bafômetro, assistente de frenagem autônomo. Já a cabine garante o conforto do motorista com 3.200 pontos de solda para suportar a vibração dentro das mineradoras.

Além disso, com as tecnologias incorporadas houve um aumento dos intervalos de manutenção, novas soluções de serviços com o Scania PRO e maior segurança na operação com o Scania Zone, que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais.

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, explica que o 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super é equipado com a nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades sendo uma Super reduzida Crawler, que diminui o uso frequente dos freios, e Overdrive. A caixa, junto com trem de força (motor e eixo) tem capacidade de tracionar CMT 210 toneladas.  Para essa extensão de capacidade de tração foi aplicada uma melhoria nas engrenagens da caixa de câmbio do Super com aumento de 12 milímetros de espessura que diminuiu a pressão nos dentes e possibilitou aumento de carga de tração em todo trem de força.

“Desde que iniciamos a produção da linha super, a um ano e um mês, foram comercializados 10 mil caminhões com esse novo trem de força. Na época fomos conservadores e prometemos uma economia de 8%. Mas, como a telemetria, sistemas de conectividade, conseguimos obter a segurança para dizer que a média em alguns clientes está em 11% e em outros 15% de economia de combustível. E, isso nos motivou a continuar investindo e agora chegamos a finalização do trem de força Super na mineração, que em termos técnicos é o segmento mais desafiador”, destacou Galão.

Scania tem boas expectativas com mercado off road

Para Fabricio Vieira, gerente de vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil, o mercado fora de estrada é de suma importância e deve fechar 2023 com 17 mil caminhões entre pesados e leves. “O DNA da Scania é de caminhões pesados e dentro da aplicação off road estamos falando em um mercado de aproximadamente 4.500 unidades em 2023. Estamos projetando fechar o ano com 33% de market share, ou seja, 1500 caminhões comercializados. Para 2024, estamos animados pois já vendemos 1000 caminhões para o segmento fora de estrada no primeiro semestre. Desse total, 115 já são do novo 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super para a mineração”.

A gama fora de estrada da Scania é composta pelo novo 560 G 8×4 Heavy Tipper, bem como o 460 G 6×4 Heavy Tipper, ambos com motores 13 litros da nova geração Super. Além deles, a Scania oferece o R 660 com motor V8 de 16 litros e tração 10×4. Dedicado às operações mais pesadas tendo como destaque a nova transmissão Optcruise Heavy Planetary G33CH.  Essa caixa tem 14 velocidades com uma Super reduzida Crawler mais overdrive. Inicialmente, o produto será produzido somente no Brasil, que irá ser responsável por atender aos mercados internacionais.