Apesar de não estar completamente pronta, a Rodovia Presidente Dutra foi inaugurada no dia 19 de janeiro de 1951, pelo general e presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em evento nas proximidades de Lavrinhas/SP. Nesta época já estavam concluídos 339 km dos 405 km da via, porém faltava a pavimentação em trechos de cidades paulistas, sendo 6 km próximo a Guarulhos e 60 km entre Guaratinguetá e Caçapava. A obra exigiu vencer desafios quase impossíveis nos anos 40, como por exemplo, os cerca de seis km que cortam a Várzea do Paraíba , terreno sobre turfa que consumiu o equivalente a 1,6 milhão de caminhões cheios de terra, para aterrar um extenso terreno de 15 metros de profundidade.

Segundo dados apresentados pela concessionária NovaDutra que administra a rorovia, em 1908 o Conde Lesdain consumiu 876 horas para se deslocar entre o Rio de Janeiro e São Paulo, através de estradas de boiadeiros e a bordo de um veículo Brassier. Em 1945, a Bandeira Automobilística da Associação de Estradas de Rodagem levou 144 horas entre as duas cidades e em 1928, o tempo de viagem foi reduzido para 10 horas. Em 1948, devido a deterioração da rodovia, o percurso elevou-se para 12 horas. Com pistas mais adequadas, em 1951 era possível desenvolver a velocidade média de 70 km/h e realizar o trajeto em 6 horas.