A Scania elegeu a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) para apresentar pela primeira vez ao público o seu caminhão autônomo para o serviço de transbordo da cana.Trata-se do modelo P 280 8×4 direcionado ao transbordo de cana de açúcar, que operando no modo autônomo reduz em até 10% perdas na colheita da cana, especialmente por não pisotear os brotos. A feira Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação acontece no período de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto/SP.

O veículo autônomo apresentado pela Scania tem nível 2 de automação, veículos nesse estágio precisam ainda do motorista para realizar operações de frenagens e manobras. O Scania P 280 8X4 é equipado com pneus de alta flutuação para não compactar o solo, assim como os modelos Volvo VM 8X2 (apresentado no primeiro semestre de 2017) e os Mercedes-Benz Axor 3131 8X4 a Atego 2730 (apresentados em 2019).

O gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil, Paulo Genezini, explica que o veículo utiliza a automação com georreferenciamento para receber sinais do GPS e operar no trajeto (uma estrada invisível) desejado sem intervenção do motorista.  De acordo com Genezini,  essa tecnologia não só reduz perdas por pisoteamento de plantas durante a colheita como também proporciona significativa economia de combustível.

Soluções para o agronegócio

Além do P 280 8X4 autônomo, a montadora levou também para a Agrishow caminhões movidos a gás e biometano, como o G 410 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano),  o R 410 6×2 movido a gás natural liquefeito (GNL) e um G 410 6X4 XT a gás.

 “Trouxemos também nossas soluções a gás e biometano porque elas têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio”, ressaltou Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania no Brasil. Também foram para a exposição dois modelos da marca equipados com motor a diesel, um R 500 6×2 e outro R 540 6×4).