A Ford dá mais um passo para marcar seu retorno ao segmento de vans no Brasil e anuncia o início das vendas da Transit Furgão para o transporte de mercadorias e também destinada a outras aplicações nas quais se enquadram veículos desta categoria. Moderno e completo, um dos principais diferenciais do veículo em relação aos concorrentes é a conectividade.
O lançamento é parte da estratégia da empresa de participar do mercado brasileiro de veículos comerciais leves e ocorre cerca de seis meses após o lançamento da Transit para passageiros. A ação da Ford se deve em maior parte ao tamanho do mercado brasileiro de veículos comerciais leves, o maior da América do Sul, com 63% das vendas de modelos para o transporte de mercadorias e 37% para passageiros.
O volume de vendas neste segmento dobrou nos últimos cinco anos no Brasil, saltando de 24.000 unidades licenciadas em 2016 para 48.000 no ano passado. Outro dado apontado pela Ford aponta o recuo de 16% nas vendas do segmento no período da pandemia (2019-2020) enquanto a queda da indústria foi de 30%. A versão chassi cabine também está prevista para o mercado brasileiro, porém, a Ford ainda não adianta qualquer detalhe sobre quando o produto será disponibilizado.
O fato é que a Ford aposta nos diferenciais da linha Transit para atingir seus objetivos no mercado brasileiro. Um deles, e o mais destacado pelos executivos da empresa, é o veículo sair de fábrica equipado com modem integrado à sua arquitetura eletrônica.
Trata-se do FordPass Connect, cuja tecnologia é interligada a todos os sistemas da Transit antecipando possíveis ocorrências, em especial para evitar paradas não programadas. Similar aos sistemas disponibilizados em caminhões, o objetivo também é o mesmo de aumentar a disponibilidade e produtividade do veículo.
O aplicativo permite que todos os comandos do furgão Transit sejam disponibilizados no telefone celular, bem como conferência de quilometragem, do nível de combustível e localização remota do veículo, além de agendar e acompanhar serviços online e receber relatórios mensais com indicadores de consumo de combustível, de Arla 32 e distâncias percorridas.
Executivos de Ford reforçam que a conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de 3.000 tipos de alertas de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e mensagem no FordPass. Dependendo da severidade desses alertas, um atendente da central da Ford entra em contato com o cliente para orientar na solução do problema.
Caso haja necessidade do reparo ser no local, assim como o serviço de reboque, o atendimento de assistência da Ford é realizado sempre na concessionária mais próxima. De acordo com a gerente de Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford América do Sul, Cintia Pelegrina, a peça já estará separada técnico já preparado para o recebimento e reparo mais rápido do veículo. Esse serviço é gratuito durante o primeiro ano de uso do veículo.
Mais potente da categoria
O furgão Transit é tracionado por um motor 2.0 de 170cv e torque de 39,7 kgfm. É o mais potente da categoria e conta com turbo de geometria variável. As trocas de óleo ocorrem a cada 20 mil quilômetros. A transmissão é manual de seis velocidades, com alavanca de engates no painel. A direção, por sua vez, conta com assistência elétrica e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Outro item do veículo é o sistema inteligente com carregamento da bateria nas desacelerações.
“A Transit é também a única com Auto Start-Stop, recurso que aumenta a economia de combustível na cidade; recarga de bateria inteligente (nas desacelerações do veículo) e três modos de condução com ajuste automático para diferentes tipos de piso: normal, eco e escorregadio”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “São dignos de destaque também o conforto da suspensão e o isolamento acústico da cabine, 20% mais silenciosa que a principal concorrente”, complementa Santos.
Segurança Ativa
No quesito segurança, o Transit Furgão está alinhado com os atuais requisitos em todo o mundo, como o controle de eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas e anticapotamento, bem como controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampa e estabilização de vento lateral. A lista inclui ainda luzes de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos e carroceria com estrutura de aço de alta resistência e reforços.
O veículo será oferecido no Brasil em opções, ambas de teto alto. Uma delas é a L2H3, de comprimento médio (com diâmetro de giro de 11,9 metros) e capacidade volumétrica de 10,7 metros cúbicos e capacidade para 1.222kg de carga líquida. A versão L3H3, a longa, tem capacidade para 12,4m cúbicos e 1.181 kg de carga e diâmetro de giro de 13,3metros. Ambos os furgões contam com 10 ganchos para amarração de carga e as portas traseiras abrem até 270 graus.
O painel de instrumentos conta com tela touch de 8 polegadas e conexão com sistemas operacionais Android e Apple Carplay, além de duas entradas USB, duas tomadas de 12 volts e comando de voz. O banco do motorista, por sua vez, oferece quatro posições de ajuste e um compartimento embaixo do banco do passageiro, além de outros espaços na parte superior para guardar objetos.
Fábrica no Uruguai
As versões destinadas ao Brasil e demais mercados da América do Sul são montados na fábrica da Nordex no Uruguai. A empresa é especializada em manufatura e conta com mais de 50 anos de experiência no setor automotivo. Carroceria, motor e transmissão vêm de navio da Turquia, a principal unidade de produção da Transit no mundo. De acordo com a Ford, já foram vendidas mais de 10 milhões de modelos Transit em 65 países.
Segundo o diretor da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, a Transit foi projetada para oferecer máxima produtividade para o transportador, com baixo custo total de operação, segurança, conforto e uma assistência pós-venda preparada para manter o veículo sempre rodando. “É um produto de qualidade global, trazendo o que há de melhor no segmento para os consumidores brasileiros”, finaliza.
A infraestrutura de componentes para os veículos comerciais da Ford conta Centro de Distribuição de 370 mil metros quadrados, dos quais 78 mil são destinados ao armazenamento de peças. Instalado em Cajamar, na região da Grande São Paulo, a unidade atende também países da América do Sul. A linha Transit é comercializada na rede de concessionários Ford, atualmente com mais de 100 lojas no Brasil.
O preço divulgado para a versão curta (L2H2) é de R$ 239.900,00 e de R$ 245.900,00 para a longa, a L3H3 e garantia de um ano ou 100 mil quilômetros. Para a venda da Transit a Ford tem parceria com o Bradesco para a aquisição do veículo com taxa zero e 90 dias de carência para a primeira parcela.