Embora não produza mais caminhões no Brasil, a Ford promete continuar ativa no segmento de veículos para o transporte de passageiros e carga, graças à Divisão de Veículos Comerciais para a América do Sul criada pela empresa. O modelo de destaque dessa  estrutura de negócios da empresa é a Transit, van de carga, passageiros e chassi-cabine,  comercializada no País entre 2008 e 2014.

Antes importada da Turquia, a Transit tirada do mercado  principalmente por questões cambiais passou a ser produzida em fábrica construída no Uruguai em parceria com a Nordex, empresa especializada em manufatura e com mais de 50 anos de experiência no setor.

Produzida desde 1953, e com mais de 10 milhões de unidades vendidas em 65 países, o modelo se posiciona entre os mais vendidos em sua categoria nos Estados Unidos e Europa. A fábrica no Uruguai é a quinta da Ford no mundo dedicada à produção da Transit.

FordTransit 2
O furgão de carga chega logo depois nas versões de cabine média ou longa, mas a Ford recomenda a versão vidrada (foto) para certas aplicações de transporte

O retorno da Transit ao Brasil está diretamente relacionado ao crescimento do  mercado de vans e chassi-cabine, Trata-se de um segmento que reúne desde o transportador autônomo ao pequeno frotista e mais um leque de usuários que tem o veículo como uma ferramenta para diferentes aplicações e tipos de trabalho.

A comercialização no mercado brasileiro começa pela van de passageiros nas opções para  16  e 19 ocupantes incluindo o motorista. De acordo com Flávio Costa, gerente de vendas de veículos comerciais da Ford, o furgão de carga chega logo depois nas versões de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades.  No entanto, ele lembra que a  versão vidrada e sem bancos, permite diferentes configurações, inclusive como furgão de carga.

Transit Chassi 2011
Transit chassi-cabine comercializada pela Ford no mercado brasileiro entre 2008 e 2014. O novo produto nesta configuração também será disponibilizado pela Ford

A preparação da Transit para os mercados do Brasil e América Latina contou longo programa feito pela engenharia brasileira da Ford no Centro de Desenvolvimento do Produto da companhia na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí/SP. Tudo em parceria com os centros de engenharia da  empresa na Inglaterra e na Alemanha.

De acordo com o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, esse programa incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de km rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características climáticas, das  estradas, do combustível, do trânsito e do modo de dirigir dos motoristas brasileiros e sul-americanos.

“Queremos fazer da Transit a melhor opção de compra no segmento. E para isso toda a rede, com mais de 100 concessionários, já se encontra treinada. Temos boxes exclusivos e flexibilidade de horários de atendimento”, disse Lastra.

Ainda segundo o executivo, os clientes vão poder contar estoque de peças das concessionárias e mais cinco centros de distribuição localizados em Gravataí/RS, Salvador/BA, Porto Feliz, Cajamar e Barueri/SP, totalizando 30 mil diferentes peças para o modelo.

Outro ponto destacado é o pacote de tecnologia da Transit, no qual a empresa destaca a conectividade como um dos grandes diferenciais do modelo. “Ela é a primeira a vir com um modem embarcado, o FordPass Connect, que coloca o veículo na palma da mão do cliente onde ele estiver, e também agiliza os serviços para  ganho de produtividade e otimização do tempo de trabalho”, complementa Flávio Costa.

O aplicativo permite saber localização e situação do veículo em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular, tais como travar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão.

O alerta de falha é outra função do veículo. O modem embarcado trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de 3.000 modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado, até variações no desempenho do motor. Também gera um alerta no celular e orienta o que é preciso fazer para corrigir o problema.

Em casos de alertas mais urgentes, a assistência 24 horas entra em contato com o cliente  para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução. “O FordPass também permite agendar e acompanhar o andamento de serviços no veículo com uma jornada 100% digital e agiliza o atendimento em todos os canais da marca”, disse Flávio Costa.

“Além de ser a mais tecnológica e equipada da categoria, a Transit também tem a maior potência e torque, a melhor conectividade, assistência ao motorista, dirigibilidade, central multimídia, segurança, conveniência e conforto acústico”, concluiu.