A Iveco vive nova fase no Brasil, caracterizada pela atualização e fortalecimento da linha de produtos, ampliação da rede de concessionários e de serviços, mais o foco total na imagem da marca e satisfação do cliente.
A montadora tem investido recursos financeiros e trabalho na ampliação da rede de concessionários, maior oferta de serviços e de novos produtos, inclusive com combustíveis alternativos. A fase de mudanças resulta também em uma nova empresa, com gestão própria, formada pelas marcas Iveco as marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT.
“Trata-se de um passo importante para nossa operação da na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, disse o comandante da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli.
Como resultado, no primeiro semestre deste ano a marca registrou 90% de crescimento no segmento de semipesados e de 107% na linha pesada. No mesmo período, o mercado cresceu 50% enquanto a montadora registrou avanço de 71%.
Apesar de produzir veículos para todas as faixas de carga a partir de 3,5 toneladas, a Iveco inclui em sua missão a ampliação da gama de produtos com novos lançamentos e a criação de uma nova empresa.
O mais recente é o Tector 17-300 Auto Shift Coletor, veículo segundo Bernardo Pereira, diretor de marketing da Iveco para a América do Sul, é o único caminhão vocacional projetado ouvindo quem trabalha no segmento de coleta de resíduos e também o único do mercado nesta configuração com câmbio automatizado.
Identificado como Eaton UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e embreagem 395mm, segundo a fabricante esta caixa automatizada conta com revestimento exclusivo desenvolvido totalmente no Brasil com utilização de avançada tecnologia global.
Ainda de acordo com informações da Eaton, devido à alta troca de marchas e um ciclo de paradas constantes exigidos na operação de coleta urbana, essa transmissão automatizada recebeu reforços mecânicos extras, ganhou engrenagens mais resistentes e um software específico para a aplicação.
Segundo a Iveco, esse câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos e proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível se comparado à transmissão automática na mesma operação.
O motor do Tector 17-300 Auto Shift Coletor, por vez, é o NEF nr67 de 6 litros, da FPT Industrial, com 300cv e 1.050Nm de torque (107,1kgm) na faixa de 1.250 a 1.900rpm.
“O modelo nasceu na operação na rua, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana”, acrescentou Bernardo Pereira.
A nova fase da Iveco inclui também veículos movidos a combustíveis alternativos, como o caminhão pesado a gás anunciado por Querichelli pra breve. A montadora conta essa tecnologia pronta e já tem mais de 130 unidades comercializadas para clientes da Argentina Chile.
O lançamento no Brasil de caminhão a gás e mais à frente de modelos elétricos, é outro desafio da Iveco identificado pela empresa como programa Brasil Natural Power. O objetivo, explica Márcio Querichelli, é desenvolver e adaptar a experiência global da Iveco em combustíveis alternativos para segmentos e condições do País. Outra novidade anunciada é a chegada ao mercado brasileiro da Daily 3,5 toneladas com motor Euro VI, anunciada para janeiro de 2022.
Dentro da estratégia de buscar cada vez mais a satisfação do cliente, o executivo destaca o lançamento do canal de e-commerce de peças Iveco no Mercado Livre, como mais uma comodidade para alinhar a marca à crescente demanda do comercio eletrônico.
De modo geral, a empresa está investindo 120 milhões de dólares para o desenvolvimento de melhorias de produtos e também em ações de aproximação do cliente. Entre elas a ampliação da rede de concessionários, que atualmente cobre todos os Estados brasileiros, exceto Rondônia, com previsão de inaugurar uma loja até dezembro deste ano. Atualmente a rede Iveco é formada por 80 concessionárias.