A Iveco vive nova fase no Brasil, caracterizada pela atualização e fortalecimento da linha de produtos, ampliação da rede de concessionários e de serviços, mais o foco total na imagem da marca e satisfação do cliente.

A montadora tem investido recursos financeiros e trabalho na ampliação da rede de concessionários, maior oferta de serviços e de novos produtos, inclusive com combustíveis alternativos. A fase de mudanças resulta também em uma nova empresa, com gestão própria, formada pelas marcas Iveco as marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT.

“Trata-se de um passo importante para nossa operação da na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, disse o comandante da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli.

complexo industrial Sete Lagoas scaled
Fábrica brasileira instalada em Sete Lagoas/MG, ampliou quadro de funcionários com 800 contratações para suprir a demanda da empresa

Como resultado, no primeiro semestre deste ano a marca registrou 90% de crescimento no segmento de semipesados e de 107% na linha pesada. No mesmo período, o mercado cresceu 50% enquanto a montadora registrou avanço de 71%.

Apesar de produzir veículos para todas as faixas de carga a partir de 3,5 toneladas, a Iveco inclui em sua missão a ampliação da gama de produtos com novos lançamentos e a criação de uma nova empresa.

O mais recente é o Tector 17-300 Auto Shift Coletor, veículo segundo Bernardo Pereira, diretor de marketing da Iveco para a América do Sul, é o único caminhão vocacional projetado ouvindo quem trabalha no segmento de coleta de resíduos e também o único do mercado nesta configuração com câmbio automatizado.

IVECO TECTOR AUTO SHIFT COLETOR 5 scaled
Mais recente lançamento da marca, o Tector coletor utiliza transmissão automatizada preparada para a aplicação

Identificado como Eaton UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e embreagem 395mm, segundo a fabricante esta caixa automatizada conta com revestimento exclusivo desenvolvido totalmente no Brasil com utilização de avançada tecnologia global.

Ainda de acordo com informações da Eaton, devido à alta troca de marchas e um ciclo de paradas constantes exigidos na operação de coleta urbana, essa transmissão automatizada recebeu reforços mecânicos extras, ganhou engrenagens mais resistentes e um software específico para a aplicação.

Segundo a Iveco, esse câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos e proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível se comparado à transmissão automática na mesma operação.

O motor do Tector 17-300 Auto Shift Coletor, por vez, é o NEF nr67 de 6 litros, da FPT Industrial, com 300cv e 1.050Nm de torque (107,1kgm) na faixa de 1.250 a 1.900rpm.

Bernardo Pereira scaled
Tector Auto Shift Coletor exigiu mais de 30 mil horas de testes e reuniões com frotistas, motoristas e mecânicos que atuam na área de coleta urbana de resíduos, disse Bernardo Pereira 

“O modelo nasceu na operação na rua, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana”, acrescentou Bernardo Pereira.

A nova fase da Iveco inclui também veículos movidos a combustíveis alternativos, como o caminhão pesado a gás anunciado por Querichelli pra breve. A montadora conta essa tecnologia pronta e já tem mais de 130 unidades comercializadas para clientes da Argentina Chile.

O lançamento no Brasil de caminhão a gás e mais à frente de modelos elétricos, é outro desafio da Iveco identificado pela empresa como programa Brasil Natural Power. O objetivo, explica Márcio Querichelli, é desenvolver e adaptar a experiência global da Iveco em combustíveis alternativos para segmentos e condições do País.  Outra novidade anunciada é a chegada ao mercado brasileiro da Daily 3,5 toneladas com motor Euro VI, anunciada para janeiro de 2022.

Marcio Querichelli JPG scaled
Iveco está dando um passo importante qpara fortalecer ainda mais a operação no Brasil e  América do Sul, disse Márcio Querichelli, comandante da empresa na região 

Dentro da estratégia de buscar cada vez mais a satisfação do cliente, o executivo destaca o lançamento do canal de e-commerce de peças Iveco no Mercado Livre, como mais uma comodidade para alinhar a marca à crescente demanda do comercio eletrônico.

De modo geral, a empresa está investindo 120 milhões de dólares para o desenvolvimento de melhorias de produtos e também em ações de aproximação do cliente. Entre elas a ampliação da rede de concessionários, que atualmente cobre todos os Estados brasileiros, exceto Rondônia,  com previsão de inaugurar uma loja até dezembro deste ano. Atualmente a rede Iveco é formada por 80 concessionárias.