O Grupo Schaeffler, por meio de sua marca LuK, lança o sistema de trocas de marchas automatizado denominado Auto Shift Gearbox – ASG, o qual equipa o Chevrolet Meriva e é chamada de Easytronic pela General Motors. Conforme a montadora, o componente garante facilidade e conforto na condução do veículo, e redução da emissão de poluentes. O motivo é que a troca de marchas pode ser feita de modo sequencial ou de forma automática pelo próprio sistema, e é informado pelo motorista por meio da alavanca eletrônica de mudança de marchas.
Outro diferencial é que em veículos com ASG o consumo de combustível é menor se comparado a carros que possuem transmissão manual convencional, já que o novo sistema seleciona a faixa de giro ideal do motor para realizar a troca de marcha. Sem pedal de embreagem, o Auto Shift Gearbox utiliza apenas uma Embreagem Auto-Ajustável (SAC), atuador da embreagem com processador central integrado, atuador da transmissão e alavanca eletrônica de seleção de marchas e modos de dirigibilidade.
O atuador da embreagem é composto por um motor elétrico, um dispositivo mecânico para atuar o cilindro mestre hidráulico e um módulo de controle da transmissão – TCM. Esse módulo contém o software onde estão calibradas as funções do sistema, como por exemplo, o momento da troca de marcha e qual a marcha ideal a ser empregada, dependendo da velocidade do veículo e da posição do pedal do acelerador. Já o atuador da transmissão é composto por dois motores elétricos, sendo um para a seleção das marchas e o outro para o movimento de engate de marchas.
Apesar de ser novidade no mercado brasileiro, a Schaeffler Brasil já desenvolveu o ASG que é exportado pela General Motors para a Argentina, com os Chevrolet Corsa e Meriva e para o México, desde 2003, também por meio da Meriva e posteriormente do Corsa.