A Associação das Empresas de Taxi de Frota do Município de Frota do Município de São Paulo (Adetax) – realizou uma pesquisa onde constatou que mais de 80% dos táxis de frota paulistanos são a álcool, ou seja, são quase quatro mil veículos em São Paulo contribuindo para a redução da poluição no ar. O universo da pesquisa abrangeu 90%dos veículos das associadas – que nos últimos cinco anos vem investindo na conversão de suas frotas. De acordo com dados da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) a frota total de veículos no território paulista é de aproximadamente 13,2 milhões. Na região Metropolitana rodam cerca de 7 milhões de veículos. O número de veículos a diesel é composta por 988 mil caminhões, ônibus, microônibus, caminhonete e vans, em todo Estado e 419,4 mil na Grande São Paulo e 15,6% da frota estadual são movidos a álcool, segundo o Detran. O presidente da Adetax, Ricardo Auriemma, diante desses números, ressalta a importância dos táxis, que rodam mais tempo e se concentram na área urbana, utilizarem combustíveis menos poluentes. “Há cinco anos, quase 100%dos veículos eram a gasolina, mas para reduzir custos e causar menos impacto ao meio ambiente, as empresas, na troca dos carros optaram pelos movidos a álcool”, afirma. A economia pode chegar a 50% em relação ao veículo que utiliza gasolina.





