Segundo empresa, avaliações foram realizadas durante um ano
A NSA Pneutec, indústria de reforma de pneus, divulgou ao mercado que através de testes, os benefícios da recauchutagem estão comprovados. Segundo a empresa, foi realizado uma série de avaliações de desempenho quilométrico para comprovar a superioridade da reforma de pneus. Esses testes foram realizados junto a algumas transportadoras e apresentaram 12% de economia para o frotista.
Os testes foram realizados no formato “maratona”, utilizando dois pneus da NSA Pneutec e outros dois produtos disponíveis no mercado. Ambos foram posicionados lado a lado e, a cada 10 mil quilômetros, foram trocados de posição. Desta forma, rodaram em condições estritamente iguais, eliminando qualquer variável possível que pudesse interferir no resultado final.
Durante um ano, os testes foram realizados em campos de provas, laboratórios e com frotistas da cidade de São Paulo. “A principal vantagem foi o melhor desempenho quilométrico, mas a principal economia é a redução do gasto com compras de pneus novos. Nosso resultado interno comprovou redução de 5% a 12% em custos, se comparado aos gastos antes desse teste”, afirma o diretor da NSA Pneutec, Giulio Cesar Claro.
Os testes foram realizados de março de 2012 a março de 2013 com uma banda de rodagem específica.