A Ford acabou de lançar a Transit automática, a primeira van do segmento a disponibilizar essa opção no mercado brasileiro. A facilidade de condução, conforto do motorista e a redução do custo de operação do veículo são as principais vantagens dessa solução.

 Os novos veículos são disponibilizados nas  versões Furgão Van (com 12,4m³ de espaço de carga), Minibus Vidrada, Minibus 14+1 e Minibus 17+1 (esta última com rodado traseiro duplo). A ampliação da oferta de produtos está ligada principalmente ao crescimento do e-commerce.

Outra novidade que chega junto com a van automática é o Ford Pro, uma estrutura global da Ford com o objetivo de oferecer soluções completas de atendimento aos clientes de veículos comerciais da marca. Atualmente a rede Ford com mais 100 pontos de atendimento no território nacional.

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Crescimento do e-commerce e da prestação de serviços têm alavancado o segmento de vans no mercado brasileiro

A Transit automática usa caixa de marchas de 10 velocidades. Trata-se da mesma unidade adotada pela Ford em suas picapes nos EUA e com a garantia de mais de 6 milhões de quilômetros rodados. No entanto, a transmissão recebeu uma calibração própria para a linha de vans. Já o motor é o mesmo de 165cv a 3.500rpm e torque 39,7 kgmf na faixa de giro entre 1.750 e 2.750 rpm, já utilizado pelas versões mecânicas.

De acordo com o Diretor de Veículos Comerciais Ford America do Sul, Guillermo Lastra, o crescimento do e-commerce trouxe também uma grande a busca por motoristas. Conforme disse, muitas vezes ocorre de o candidato não ter o preparo desejado pelo frotista. Neste cenário, a facilidade de condução de Transit automática vem de encontro a essa realidade.

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Transit automática propõe facilidade de condução, conforto para o motorista e redução de custos da operação do veículo

Lastra destaca que além de evitar a troca de milhares de trocas durante o turno de trabalho do motorista, a caixa automática protege o equipamento e reduz paradas de manutenção. Ele acrescentou que a primeira troca de óleo  deve acontecer somente aos 250 mil quilômetros rodados.

O Vice-Presidente da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, reforçou que a versão automática vai seguir no Brasil o mesmo caminho de sucesso obtido na Europa e nos Estados Unidos, principalmente porque reduz o custo da operação dos frotistas. A Transit nas versões mecânica, automática e elétrica lidera o mercado de vans em ambos os mercados internacionais. O executivo adiantou que a Transit automática terá o preço idêntico ao do principal concorrente.

A Ford aposta nos diferenciais da linha Transit para atingir seus objetivos no mercado brasileiro. Um deles, e o mais destacado pelos executivos da empresa, é o veículo sair de fábrica equipado com modem integrado à sua arquitetura eletrônica. A conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de 3.000 tipos de alertas de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e mensagem no FordPass.

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Furgão Van disponibiliza espaço de 12,4m³ para o transporte de  diferentes tipos de carga e equipamentos

O aplicativo permite que todos os comandos do furgão Transit sejam disponibilizados no telefone celular, bem como conferência de quilometragem, do nível de combustível e localização remota do veículo, além de agendar e acompanhar serviços online e receber relatórios mensais com indicadores de consumo de combustível, de Arla 32 e distâncias percorridas.

Os novos veículos dão sequência ao movimento da Ford de retorno ao mercado de large vans que teve início a partir de setembro de 2021 com a produção da linha Transit no Uruguai e o lançamento no Brasil em outubro do mesmo ano, da versão Minibus.

Em abril de 2022 a empresa lançou a versão Furgão e já em novembro iniciou o programa da E-Transit com grandes frotistas. Os planos da Ford para a Transit no Brasil incluem ainda o lançamento da versão chassi-cabine (para esse ano) e a E-Transit.

TESTE DRIVE

Em percurso de aproximadamente 80 quilômetros de test drive envolvendo cidade/rodovia, a Transit automática mostrou grande potencial para levar a Ford a atingir seus objetivos comerciais. A transmissão de 10 velocidades tem um excelente escalonamento de marchas.

Também vale destacar a harmonia da caixa de marchas com o motor. Além das respostas rápidas que que tornam o veículo bastante ágil principalmente nas saídas, as trocas de marchas são imperceptíveis. Outro ponto positivo é  o sistema que desliga e liga o motor nas paradas em semáforos nas operações no trânsito urbano

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Transmissão automática facilita a dirigibilidade do veículo, principalmente no trânsito dos grandes centros urbanos

A direção com assistência elétrica, por sua vez torna a dirigibilidade muito leve e silenciosa, igual a de um carro de passeio. Bom para quem dirige o dia todo, mas sem esquecer que se trata de um veículo comercial. Isso significa apresentar reduzidos custos de operação.