O uso do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) na Transportadora Americana (TA) gera a cada mês uma redução de gastos de R$ 50 mil, economia que se deve à eliminação de impressão, armazenagem de formulários e despesas com postagens. Lançado em 2009, o CT-e tem a finalidade de informatizar e interligar a arrecadação de tributos no País. O documento ainda está em fase de projeto piloto, seu uso é obrigatório apenas no estado do Mato Grosso, mas a utilização em toda a TA já chega a 95%. Shirley Cristina Rosseto, gerente de Sistemas de Informação da transportadora, explica que quando o sistema começou a ser utilizado pela empresa, havia a estimativa de economizar mensalmente cerca de R$ 20 mil. Isso porque 100 mil Conhecimentos de Transporte em papel por mês deixariam de ser impressos, o que eliminaria a necessidade de aquisição de formulários contínuos e de segurança, além de seu manuseio e arquivamento. “Porém, nossa economia cresceu na medida em que aumentamos a quantidade de emissões de Conhecimentos de Transporte, de 100 para 150 mil por mês. Também implementamos o sistema nas demais empresas do grupo e reduzimos nossas despesas com correio, pois hoje enviamos as faturas e o CT-e pela internet para os clientes”.