Após a inauguração, o Trecho Sul do Rodoanel registrou entre 01 e 08 de abril movimento superior a 320 mil veículos em seus 61,4 km. Neste período, um terço deste contingente era formado por caminhões que utilizaram a nova rota para seguir com destino ao Interior do Estado ou Litoral, sem utilizar o acesso da Capital. Estatísticas da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – apontaram no primeiro dia de funcionamento do Rodoanel melhora superior a 70% na fluidez de tráfego na Avenida dos Bandeirantes. “Os caminhões que possuem outros destinos não precisam mais entrar em São Paulo. Ganha o motorista, que não perde tempo em congestionamentos e a população da Capital, que passa a ter melhor fluidez no tráfego urbano”, disse Mauro Arce, secretário estadual dos Transportes. Com o novo trecho, o motorista gasta apenas 58 minutos para percorrer 93,4 km dos trechos Oeste e Sul do Rodoanel.

Exemplos:

Da Régis Bittencourt à Anchieta, de 1h30 para 28 minutos. Redução de 69%.
Da Anchieta a Alphaville/Osasco, de 1h20 para 40 minutos. Queda de 50%.
Da rodovia dos Bandeirantes para a Anchieta, de uma 1h20 para 45 minutos. Ou seja: a viagem também é 43% mais rápida.

Dúvidas frequentes:

Por que o Rodoanel não tem acessos ou retornos?

O Rodoanel é uma rodovia classe “zero” que não permite acesso à pequenas vias, estradas e avenidas, apenas grandes rodovias. Desse modo, além de evitar invasões às suas margens, também reorganiza melhor o tráfego. As rodovias classe “zero” têm um índice de acidentes 70% menor em relação à média das rodovias convencionais (abertas), justamente por inexistir grandes trechos urbanos, a exemplo de grandes vias expressas.

Por que o Rodoanel não tem retornos nem postos de gasolina?

Por ser uma rodovia classe “zero”, não existem postos de gasolina nem retornos. Vale lembrar que o proprietário do veículo que tiver uma pane seca, em qualquer rodovia do País, é multado, de acordo com determinação do Código Brasileiro de Trânsito.

Em caso de pane ou qualquer outro problema no trecho Sul, como o usuário poderá receber o socorro?

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) estão à disposição em vários pontos do trecho. Nos primeiros oito dias já foram realizados 431 atendimentos. E até o final do mês entrará em operação um sistema de monitoramento com câmeras para toda a rodovia, que irá acionar o atendimento imediato das equipes do SAU e do policiamento rodoviário.

O Rodoanel Sul vai ter pedágios? A partir de quando?

As tarifas de pedágio só serão cobradas após a concessão do trecho Sul do Rodoanel e a previsão inicial de cobrança é só para 2011.

Quantos guinchos há no trecho Sul do Rodoanel?

Há cinco guinchos disponíveis para socorrer os usuários da rodovia.

Qual o telefone de atendimento ao usuário?

É o 0800 055 55 10 e atende 24 horas.

Em que pontos o Rodoanel é iluminado?

Assim como as outras rodovias, a iluminação existe em contornos, trevos e viadutos. Nas outras áreas, a sinalização horizontal e vertical é adotada de acordo com todas as normas técnicas exigidas – tais como os dispositivos que refletem a luz na divisão de pista do asfalto, conhecidos como ‘olho de gato’ – de forma a garantir a segurança das viagens noturnas e/ou em dias com neblina.