Alguns sinais indicam a hora certa de trocar os pneus. O Gerente Filial do Truck Center Ribeirão Preto da DPaschoal, Joaldo Santos, explica que os pneus possuem indicadores de desgaste identificados com as letras TWI ou com o desenho de um triângulo.
“Quando a profundidade de sulco atinge o limite máximo permitido por lei, de 1,6 milímetro, faixas transversais tornam-se visíveis indicando que os pneus devem ser removidos de serviços para recapagem, sem comprometer a segurança”, afirma.
Santos explica ainda que de acordo com o estado de conservação da carcaça, o pneu pode ser reformado mais de uma vez, e que em alguns segmentos é possível recapá-lo duas ou três vezes.
“Ao retirar os pneus no momento certo, você garante a segurança própria, de terceiros e da carga, e preserva a carcaça para obtenção de uma boa recapagem e, consequentemente, a redução nos custos por quilômetros rodados (CPK)”, alerta.
De acordo com a severidade do tipo de serviço, é recomendável que o pneu seja retirado com uma profundidade maior, de 4 a 6 milímetros.
Veja 4 sinais que alertam sobre a troca de pneus
3Furos visíveis
Os furos são causados por objetos cortantes que penetram na borracha e atingem a carcaça do pneu (lonas). É recomendado que o conserto seja feito de forma que evite a entrada de água e possível contaminação/oxidação das lonas/cintas da carcaça. Ao não fazer o conserto correto, o pneu pode apresentar separação entre componentes, gerando a necessidade de remoção prematura de serviço.