Nesta terça-feira,19 de janeiro, a rodovia Presidente Dutra completa 70 anos de existência. Inaugurada em 1951 pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra, a antiga BR-2 se destaca atualmente como o corredor por onde se estima passar cerca de metade do PIB (Produto Interno Bruto) do País.

Quando foi inaugurada a rodovia não estava ainda totalmente concluída. Faltava ainda pavimentação em 60 quilômetros no trecho entre Guaratinguetá e Caçapava/SP e mais seis quilômetros nas proximidades de Guarulhos/SP.

Inauguracao da Via Dutra em 1951
Placa de inauguração da Via Dutra (BR-2 à época). A nova ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro reduziu em 6 horas o tempo de viagem entre as duas cidades

Dos 339 quilômetros entregue ao tráfego em janeiro de 1951, quase toda a extensão da rodovia era de pista simples com mão dupla de direção. Exceto em trecho de 46 quilômetros entre a avenida Brasil e Viúva da Graça (hoje Seropédica) e de 10 quilômetros no início da rodovia entre os Municípios de São Paulo e Guarulhos.

A nova ligação São Paulo- Rio  foi construída com as mais modernas técnicas de engenharia da época e com equipamentos especialmente importados para isso, o que permitiu a redução da distância rodoviária entre as duas capitais em 111 quilômetros, comparando-se o novo caminho com o traçado da velha rodovia, inaugurada em 1928. E o tempo de viagem de 12 horas caiu para seis.

O investimento na construção de 1,3 bilhão de cruzeiros, tido como uma quantia muito alta para a época, foi criticado por setores da sociedade e pela imprensa, que a classificava como “obra luxuosa”. Pelo seu lado, o governo brasileiro defendia que o Brasil dependia que a modernização da ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro era fundamental para o desenvolvimento nacional.

Sob concessão da CCR NovaDutra desde 1996, atualmente a Via Dutra o apoio operacional da CCR NovaDutra é composto por 11 bases operacionais, localizadas em pontos estratégicos da rodovia e 500 profissionais para auxiliar os usuários.

Segundo a CCR Nova Dutra, após investimentos de mais de R$ 22 bilhões advindos da concessão, a Via Dutra é uma nova rodovia. O volume diário de veículos cresceu nas últimas duas décadas, o número de mortes na rodovia reduziu 73%, devido às ações que garantiram mais segurança e conforto aos usuários.

Ainda de acordo com a concessionária, que está comemorando 25 anos da concessão, o número de mortes na rodovia reduziu 73%, graças aos investimentos e ações que garantiram mais segurança e conforto aos seus clientes.

OBRAS REALIZADAS EM 25 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO DA VIA DUTRA

– 2.192 km de dispositivos de segurança (barreiras de concreto, defensas metálicas e telas antiofuscantes);
– 430 mil m² sinalização horizontal;
– 94,6 quilômetros de pistas marginais,
– 38 novas pontes e viadutos,
– Recuperação de 143 pontes e 86 viadutos,
– Construção de 64 novas passarelas;
– 21,9 milhões de m² de asfalto de pistas, trevos e acessos.

INFRAESTRUTURA DE ATENDIMENTO

– 11 bases operacionais;
– 804 telefones de emergência (um a cada quilômetro nos dois sentidos da rodovia);
– 102 câmeras de monitoramento;
– 37 guinchos leves, pesados e superpesados;
– 13 viaturas médicas;
– 14 ambulâncias resgate (UTIs);
– 31 viaturas operacionais (caminhões boiadeiros, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões pipas e munck);
– 38 painéis de mensagem variável.