Um caminhão equipado com motor V8 e 770cv de potência e torque de 3.700Nm é uma das recentes novidades da Scania na Europa. Apresentado em setembro, o veículo chega para ocupar a posição de cavalo mecânico mais potente do mundo produzido em série. Além do modelo superpotente, o pacote de lançamento da montadora inclui outras três opções V8 com potências de 530, 590 e 660cv.

Segundo informações da fábrica, além da alta potência os novos motores melhoram a eficiência do combustível. Em comparação com a geração anterior, a economia total pode chegar a 6% ou até mais dependendo das condições. Isso se o trem de força estiver equipado com a nova caixa de câmbio da marca.

Para chegar a um motor de 770cv de potência mais econômico os engenheiros da matriz, na Suécia, aplicaram tecnologia de vanguarda no desenvolvimento de motores de combustão interna. O trabalho exigiu a inserção de mais de 70 novas peças que proporcionaram menor atrito interno, maiores taxas de compressão, sistemas aprimorados de pós-tratamento dos gases e um novo sistema de gerenciamento do motor.

Mais potente do mundo V8 4
Scania 770 S V8 6×4 Highline Bulk Transport

O vice-presidente global de Vendas e Marketing fabricante sueca, Alexander Vlaskamp, destacou que nem todos os clientes precisam de um caminhão com potência tão alta, porém há uma demanda crescente em todo o mundo por modelos que possam operar com Peso Bruto Total Combinado de 60 toneladas ou mais em operações especiais.

Acrescentou que os modelos Scania com motor V8 são comercializados em países onde o peso bruto total combinado maior é permitido, particularmente nos países nórdicos. “ Itália e Espanha, por exemplo, e também países fora do continente Europeu têm preferência pelo motor V8 devido a terrenos montanhosos com estradas íngremes”, disse Vlaskamp, lembrando que o mundo depende ainda de transportes realizados por caminhões movidos com motor a diesel.

Ele acrescenta que na Europa um caminhão de longa distância percorre cerca de 150 mil km por ano, o que possibilita uma grande economia de combustível em mercados do continente onde o uso de combinações mais longas e mais pesadas é permitido. Ainda de acordo com Vlaskamp, o uso de um caminhão de alta potência pode proporcionar redução de consumo de diesel chegando na casa dea 3 ou 4 mil litros por ano.

“A maneira mais rápida de aumentar a eficiência do transporte é operando com composições mais longas e mais pesadas”, reforçou. Ele justificou que o combustível consumido por um caminhão mais pesado é compensado pela maior capacidade de carga útil. Disse ainda que a nova linha equipada com motores V8 favorece também o cálculo de CO2 emitido por quilômetro rodado e a possibilidade dos novos motores poderem funcionar com biocombustíveis. Aqui no Brasil, o motor Scania V8 de maior potência tem 620cv.

OPERAÇÃO PESADA

10x4 G540 WM2023 137

Enquanto na Europa a Scania aposta no V8 para grandes potências, aqui no Brasil a marca acaba de lançar um caminhão 10×4 com motor em linha de  540cv e 2.700 Nm de torque para operações fora de estrada. Trata-se do Heavy Tipper, um veículo robusto para direcionado a o operações em sites de mineração e de grandes obras de infraestrutura.

Com capacidade para carregar até 55 toneladas de carga líquida, é o único da categoria produzido no País com essa configuração de tração. Além disso, o terceiro eixo direcional é posicionado à frente do eixo de tração e conta com suspensão a ar.

10x4 G540 WM2023 364O último Scania 10×4 foi entregue pela montadora foi em 2016 do qual existem atualmente cerca de 80 unidades operando em mineradoras no Brasil.

”O G 540 10×4 Heavy Tipper é o produto com maior capacidade de carga do mercado, e também o que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela”, destacou Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil. O executivo acrescentou  ainda que todos os componentes do trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são fabricados pela Scania.

As  características técnicas do veículo  incluem um pacote de itens adequados à operação a que se destina. O sistema de direção, por exemplo, é mais robusto e  o de freio conta com o Scania Retarder.

Com potência de 4.100Nm, esse sistema aumenta a performance da frenagem sobretudo em baixas velocidades.

A caixa de câmbio Opticruise automatizada de 14 velocidades dispõe do modo off-road e ao ser acionada permite que o motor gire em rotações mais amplas. Esta caixa incorpora o lay shaft Brake, sistema de freio motor do eixo secundário, solução introduzida nas caixas Opticruise da nova geração de caminhões Scania para realizar trocas mais rápidas, seguras e suaves. (JG)