A unidade de motores da Volkswagen em São Carlos/SP firmou recentemente uma parceria com o Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP de São Carlos, para implantar um projeto de reaproveitamento dos resíduos orgânicos da fábrica da montadora. Com isso, 70 toneladas anuais de lixo orgânico para descarte deixarão de ocupar espaço em aterros sanitários.
O material degradável presente nos resíduos do tratamento de efluentes domésticos e no descarte dos restaurantes da empresa será transformado em adubo e usado para condicionar o solo nos cerca de 280 mil m² de jardins e mais 200 mil m² de área, onde foram plantadas 25 mil mudas para recuperação da vegetação original de Cerrado ao redor da fábrica.
O projeto piloto envolve cerca de uma tonelada de resíduos e teve início no final de abril. Dentro de 30 dias, o processo foi avaliado para a implantação do método definitivo e mostra que o ganho ambiental pode custar pouco. O investimento total será de R$ 10 mil para a construção de uma área coberta, ventilada e impermeabilizada, e terá retorno em apenas um ano, por meio da economia de transporte e da taxa para destinação do material ao aterro.