876A fábrica da Volvo do Brasil, em Curitiba, no Paraná, iniciou esta semana o segundo turno na produção de caminhões e a  fabricação irá passar gradativamente de 56 para 77 caminhões por dia, até setembro deste ano. O novo turno, das 17h à 1h30, não tem prazo para encerrar e para isso a companhia está contratando cerca de 200 funcionários, os quais já estão sendo treinados pela fábrica. O primeiro turno, por sua vez, funciona das 8h às 17h.

\”Conseguimos mais componentes para a produção e estamos nos adequando ao mercado, que continua aquecido\”, afirma Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da linha \”F\”. São os modelos da linha \”F\” que serão produzidos no segundo turno. De janeiro a julho deste ano, a Volvo vendeu 5896 caminhões pesados e semipesados no mercado doméstico, 40,4% a mais que o registrado no mesmo período de 2007, quando comercializou 4199 unidades.

\”Esta é a segunda vez que a Volvo institui um segundo turno na linha de produção de caminhões, desde que a empresa começou a fabricar veículos no Brasil em 1980\”, lembra Carlos Morassuti, diretor de RH e assuntos institucionais da Volvo do Brasil.
– Turnos

Desde o ano passado as fábricas de motores e de cabines instaladas dentro do complexo industrial da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba já operam em três turnos. Os motores e cabines adicionais são exportados para outras unidades do grupo Volvo em outros continentes. Em Curitiba, sede sul-americana, a Volvo produz caminhões e chassis de ônibus,  equipamentos de construção em Pederneiras, interior de São Paulo, e também comercializa motores marítimos e industriais da marca Penta produzidos na Suécia.

De 2006 a 2008, a Volvo está investindo US$ 110 milhões na atualização de sua linha de veículos e em melhorias no parque fabril. Além do mercado brasileiro, a Volvo vende caminhões para toda a América do Sul e, eventualmente, para outros mercados, como o Oriente Médio e África.