A 4ª edição do Prêmio Volvo de Logística, criado para homenagear as empresas que se destacaram em 2004, acontece no próximo dia 17 de novembro, em São Paulo. O Prêmio é uma iniciativa da Volvo em parceria com a revista Tecnologística e o Centro de Estudos em Logística do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com o gerente de suporte a vendas e marketing da Volvo Brasil, Lucimari Stocco, o objetivo da montadora é incentivar os operadores logísticos e acompanhar a evolução do setor. Segundo levantamento realizado pela revista Tecnologística, somente os mais de 100 operadores logísticos analisados faturaram R$ 10,2 bilhões em 2003, 70% a mais que os R$ 6 bilhões registrados em 2002 e quase três vezes a receita de R$ 4,2 bilhões obtidas em 2001. Para a coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos em Logística, Maria Fernanda Hijjar, o setor ainda não está totalmente amadurecido no Brasil e mantém tendência de crescimento. “Como a logística é um fenômeno relativamente novo, as taxas de crescimento ainda são grandes”, afirma. No evento deste ano, os organizadores prepararam um workshop para os convidados abordando o tema “Seleção e contratação de prestadores de serviços logísticos”.