O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, anunciou hoje (10/12) investimento de 2 bilhões de reais nas operações da marca no Brasil para o período entre 2021 e 2026.
De acordo com o executivo, o aporte financeiro terá basicamente destinos como tecnologias de sustentabilidade, propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução de CO2 e desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos.
Boa parte do valor irá para a RIO (empresa de conectividade da TRATON, Grupo do qual fazem parte a também a Scania e MAN) na digitalização e conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes.
A VWCO investirá também na internacionalização da marca. O objetivo é a expansão para outros mercados além do Brasil, países da América Latina, México e África do Sul, onde produtos da montadora já são comercializados e conhecidos.
O objetivo da TRATON, conforme acrescentou o executivo, é ser líder global com performance de cada marca, cooperação e sinergias dentro e fora do Grupo, e novos modelos de negócios. “Temos de pensar em voos maiores, internacionalizar a marca”, complementou.
Roberto Cortês destacou ainda a expectativa de conclusão da compra da Navistar (fabricante norte-americana dos caminhões e ônibus da marca International) pelo Grupo TRATON, prevista para meados de 2021.
O objetivo é promover com a Navistar a mesma sinergia existentee hoje com as outras marcas do Grupo TRATON.