A Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) divulgou esta semana uma pesquisa realizada pelo Departamento de Comércio Exterior Pelo, a qual aponta pelo segundo ano consecutivo a Volkswagen Caminhões e Ônibus como a empresa automotiva que mais exporta no Estado do Rio de Janeiro. Desta maneira, o desempenho da montadora garante a cidade de Resende a sétima colocação entre os municípios do Estado que mais vendem ao exterior.

Mesmo com taxas de câmbio desfavoráveis do real frente ao dólar para exportações, a empresa encerrou 2007 com o volume recorde de 10.823 unidades e um crescimento de 10% em relação a 2006, sendo que os maiores clientes externos da empresa são Argentina, Chile, México, Angola, Nigéria e África do Sul. Além de fabricar caminhões e ônibus no Brasil, a Volkswagen possui linhas de montagem SKD (produção com kits exportados de Resende) no México e na África do Sul. Além desses mercados, a empresa possui uma joint-venture na Colômbia, para a montagem de ônibus CKD (com peças enviadas pelo Brasil, porém totalmente desmontadas).

Segundo a Caerj, o volume de exportações do Rio de Janeiro no ano passado chegou a US$ 14,31 bilhões, valor 24,65% superior ao de 2006 e o Estado está na quarta colocação, superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Pela ordem, as maiores  exportadoras fluminenses são a Petrobras, Companhia Sigerúrgica Nacional, FTSP Brasil (montadora de plataformas marítimas), Shell, Marítima Construções Navais, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Peugeot-Citröen, Michelin, Rio Polímeros e Petrobras distribuidora. Angra dos Reis é a cidade do Estado que mais vende ao exterior, seguida por Rio de Janeiro, Macaé, Duque de Caxias, Itaguaí, Niterói, Resende, Porto Real, Itatiaia e Volta Redonda.