440A Volkswagen Caminhões e Ônibus está entregando as primeiras 14 unidades do caminhão militarizado VW Worker 15.210 4X4, desenhado para as Forças Armadas Brasileiras e com robustez atestada em testes rigorosos. A montadora destaca também que encerrou uma hegemonia de 50 anos da sua principal concorrente, que oferecia caminhões militarizados com tração integral. O modelo vem equipado com motor  MWM 6.10 TCA, que atinge potência de 206 cv a 2.600 rpm, e torque de 657 Nm a 1.700 rpm.

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, chamado pelo Exército de VOP2 5QT. A sigla indica que o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. Outros seis caminhões seguirão para a mesma força, que possui 11 mil veículos operacionais de diferentes portes. A Aeronáutica, por sua vez, receberá seu primeiro VW 15.210 4X4 em abril deste ano.

\”Estamos honrados em atender as Forças Armadas Brasileiras, e satisfeitos por cumprir com louvor todas as exigências de homologação do Exército. O mais importante é que atendemos a todos os consumidores sob medida, pois o veículo também pode ser oferecido em versão para uso civil\”, diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O projeto do caminhão militarizado incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil e um protótipo que rodou 34 mil km no Rio de Janeiro/RJ, Goiânia/GO, Cachoeira do Sul/RS e por manobras no Espírito Santo/ES. A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.