Um caminhão de corrida híbrido (elétrico/combustão) é a novidade da Volkswagen e da equipe R9 para a temporada 2023 da Copa Truck.  Trata-se de um projeto pioneiro do piloto Felipe Giaffone que tem como destaque um motor elétrico capaz de gerar o equivalente a 100cv de potência adicionais ao motor mecânico de 13 litros de caminhão, o qual já conta com cerca de 900cv.

Identificado como Volkswagen Meteor Mission Zero, é o primeiro projeto de caminhão híbrido de competição que se tem conhecimento na América Latina. O projeto é independente da equipe R9 na qual Felipe Giaffone compete e conta as seguintes parcerias: VWCO, CBMM, Ciser, R9 Competições e a Giaffone Electric,  startup cujo foco principal é o desenvolver e viabilizar projetos de mobilidade elétrica para vans, caminhões leves e pesados.

DESENVOLVIMENTO

O funcionamento do caminhão híbrido se dá com a integração de forma inteligente e sincronizada dos sistemas elétrico e combustão ao sistema de tração. Também opera junto a regeneração de energia que atua durante as frenagens para recarregar a bateria. Essa tecnologia, conhecida como Kers, é utilizada na F1 desde 2014. O piloto controla por meio de botões no volante. O caminhão será desenvolvido no decorrer do campeonato.

 

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VW Meteor Mission Zero híbrido é um dos caminhos para a redução de emissões na competição de caminhões

De acordo com Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a montadora apoiou o projeto por ser uma inovação, e que trazer novidades para o mercado mantém a marca na liderança. “Estamos olhando para o futuro, para a sustentabilidade. É uma virada de chave no automobilismo brasileiro”, afirmou.

O executivo disse ainda que a participação no projeto demonstra o pioneirismo da VWCO no desenvolvimento de novas tecnologias. Sobre o apoio técnico ao Mission Zero, acrescentou que essa iniciativa busca o avanço da Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos para promover uma competição mais sustentável.

MEIO AMBIENTE

Desde o início das corridas de caminhão no Brasil, na década de 1990, as emissões têm sido combatidas. Atualmente e tornou-se mais necessária ainda com o  alinhamento aos conceitos de ASG e hoje  é ponto pacífico na categoria, com ações inclusive fora dos autódromos onde acontece cada prova do campeonato.

Entre três projetos apresentados à organização da Copa Truck, o Mission Zero foi escolhido por ser inovador, porém para executá-lo Giaffone poderá abrir mão da competitividade enquanto o caminhão encontra-se em desenvolvimento. Para atender ao projeto, houve também procedimentos no regulamento da categoria com o objetivo de trazer redução de emissões.

MATERIAL MAIS LEVE

Giuliano Michel Fernandes, executivo de marketing e comunicação da CBMM, destacou que a categoria é um laboratório para a empresa, que já tem parcerias no Rally dos Sertões e Fórmula E. “Faltava a Copa Truck. Temos enormes possibilidades de andar na frente”, disse. O motor elétrico aumentou o peso do caminhão em cerca de 200kg, porém ainda dentro do regulamento da categoria.

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Bateria instalada na parte traseira do caminhão adiciona potência auxiliar ao motor a combustão equivalente a 100cv

A CBMM, empresa fundada em Araxá/MG, em 1955, se posiciona como líder mundial na produção e fornecimento de produtos de Nióbio, material que traz alta resistência, já utilizada pela indústria automotiva e de implementos rodoviários.

Na categoria de corrida, essa solução pode aumentar o nível de segurança. Sua participação no aço é pequena (500 gramas por tonelada), porém eleva a resistência do material e a segurança, mesmo reduzindo espessuras de componentes, explicou Giuliano Michel Fernandes.

“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível”, concluiu.

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Caminhão será desenvolvido durante o campeonato de 2023. Estreia acontece dia 19 de março no autódromo de Goiânia/GO

Outra parceira do projeto é a Ciser, fabricante de fixadores com mais de 60 anos de mercado. O portifólio da empresa conta atualmente com mais de 27 mil produtos agrupados em mais 500 linhas para atender clientes em mais de 25 países.

“Estamos muito entusiasmados em apoiar o piloto Felipe Giaffone em mais uma temporada da Copa Truck, especialmente pela iniciativa inovadora de desenvolver o primeiro caminhão híbrido com motores a combustão e elétrico da competição, acrescentou Jackson Dal Comuni, gerente de marketing da empresa.

Os produtos da marca são aplicados em diferentes segmentos da indústria automotiva, eletromecânica, construção civil, entre várias outras bem como e  linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônico, ferroviário  e moveleiro.