Executivos assumem posições visando fortalecer imagem de montadoras
A Scania acaba de divulgar ao mercado que Mathias Carlbaum está assumindo o posto de diretor geral da operação comercial da companhia do Brasil. O executivo iniciou sua carreira na montadora em 1997, como trainee. Posteriormente passou pelas unidades da companhia na Itália e República Tcheca.
Em 2001, foi nomeado diretor de vendas & marketing para a Espanha, na Scania Hispania. Em 2005, mudou-se para o Brasil, onde assumiu a direção de vendas & marketing de caminhões & ônibus para a América Latina. Alguns anos depois, foi promovido a vice-presidente de vendas & marketing, incluindo também as áreas de motores & peças. Depois de cinco anos, regressou à Europa onde desde 2010 atuava como Managing Director da Scania Ibérica.
“Voltar ao Brasil, desta vez à frente da operação comercial, será um grande e gratificante desafio por ser o principal mercado para a Scania em todo o mundo”, comenta Carlbaum. No ano passado, a operação comercial do Brasil liderou a venda mundial de caminhões da marca com quase 20 mil unidades entregues.
Roberto Leoncini, que ocupava a direção-geral da Scania no Brasil, deixa a empresa e assume o posto de vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz. Ele substitui Joachim Maier, que assumiu a presidência da companhia na Argentina.
“Estamos muito satisfeitos em trazer para o nosso time um dos melhores profissionais do setor de veículos comerciais do mercado brasileiro”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com 26 anos de experiência na área, especialmente em caminhões pesados, Roberto Leoncini trará importante contribuição, nos ajudando a fortalecer ainda mais a imagem da nossa marca como geradora de soluções completas para todas as demandas dos clientes”.
Leoncini iniciou sua carreira profissional na Scania do Brasil, em 1988, como representante distrital em Vendas de Caminhões. Posteriormente, ocupou as funções de gerente de vendas & Fleet Operators, gerente executivo de vendas de caminhões, diretor de vendas de veículos e diretor geral de vendas e serviços.
O executivo será responsável por todas as atividades de vendas e marketing para caminhões e ônibus Mercedes-Benz no Brasil.