Está disponível no mercado o TruckPad (www.truckpad.com.br),  aplicativo de smartphones desenvolvido para motoristas de caminhões e empresas de transporte, em que cargas são oferecidas e carreteiros escolhem os fretes de interesse. O aplicativo funciona em beta desde setembro de 2013, e já registra 3,5 mil motoristas cadastrados e uma média de 2,5 mil fretes ofertados por dia. Em junho deste ano, o TruckPad foi selecionado e é uma das startups aceleradas pelo programa Abril Pulg’n Play.
O aplicativo, atualmente disponível para Android, funciona da seguinte maneira: para o carreteiro, basta incluir seus dados – tipo de caminhão e carroceria – e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Já as empresas podem entrar no site do TruckPad (www.truckpad.com.br), colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos profissional que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço.
“Existe um amplo mercado, com cerca de 1 milhão de clientes potenciais, ou seja,  autônomos, que faturam juntos cerca de R$ 70 bilhões por ano. Um nicho bastante específico, contudo muito pouco assistido por tecnologias de comunicação. O TruckPad vem para ser a primeira solução que otimiza e facilita a vida destes profissionais e das empresas, sempre levando em conta a segurança do caminhoneiro e a honestidade da empresa contratante, por isso, antes de efetuar a conexão, o sistema faz uma rigorosa pesquisa sobre quem são os envolvidos neste processo”, afirma Carlos Mira, CEO do TruckPad.
O TruckPad ainda oferece outras vantagens, como permitir que o caminhoneiro execute tarefas rotineiras do seu dia a dia, como conversar com os amigos da estrada, compartilhar sua localização com o cliente e os familiares e acompanhar as notícias do trajeto que vai percorrer. Para as empresas, o aplicativo garante uma maior assertividade em suas contratações e melhor logística no transporte de seus produtos. O objetivo da empresa, segundo Mira, é dobrar os números até o final deste ano.