Termina hoje (03/09) o 11º Fórum de Tecnologia de Motores Diesel da SAE Brasil que trouxe como principal tema “O papel do diesel – presente e futuro”.  “O motor diesel sempre foi uma máquina de elevada eficiência. Com o passar dos anos, se transformou na mais expressiva forma de transportar pessoas e produtos. E assim deverá permanecer por muitos anos ainda, assegurando força, economia e compatibilidade ambiental”, disse  Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, que abriu o ciclo de palestras.
O conceito diesel foi introduzido no Brasil pela Mercedes-Benz, em 1956 e em 1956, foram produzidos o primeiro caminhão e ônibus no Brasil com motor diesel, ambos da marca Mercedes-Benz. De 1990 até 2012, os motores diesel reduziram 98% de emissões de Material Particulado e 86% de Óxidos de Nitrogênio. Hoje não há mais fumaça visível nos dutos de escape dos veículos comerciais. A evolução do diesel no Brasil registrou um grande salto de qualidade em 2012, com a introdução do diesel S50, seguido agora pelo S10, a fim de atender à legislação Proconve P-7 (Euro 5).
De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, eficiência e sustentabilidade são desafios fundamentais para os players do desenvolvimento e produção do motor diesel no Brasil. O objetivo é conjugar de forma harmônica a maior eficiência possível em termos de rendimento e consumo com menores níveis de emissões. O foco na sustentabilidade aponta também para uma maior adequação à utilização de combustíveis alternativos, como biodiesel, diesel de cana, diesel+GNV e outros que possam vir a ser desenvolvidos levando em conta sua viabilidade técnica, ambiental e comercial.