O Programa Pela Vida – voltado à saúde e à segurança de motoristas de caminhão e ônibus, realizado pelo Instituto Julio Simões e a operadora logística JSL. – acaba de disponibilizar mais um trailer para atendimento. A nova unidade de atendimento está  localizada na BR-381, uma das mais perigosas do País, no Posto Marins & Marins, na altura do km 745,5 da Rodovia Fernão Dias, em Três Corações/MG, e opera de segunda à sexta, das 7h30 às 17h30. Este é o quarto trailer do programa e sua instalação faz parte do projeto de ampliação do Pela Vida, que pretende ter 10 unidades nos trechos de maior movimentação das principais rodovias brasileira até dezembro deste ano. Desde abril, quando o programa foi lançado, mais de 3 mil motoristas foram atendidos pelos três trailers atualmente em funcionamento, localizados na BR- 381, na Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG; BR-101, no município de Linhares/ES e BR-116, em Feria de Santana/BA. O objetivo do programa é conscientizar motoristas de ônibus e caminhão sobre a importância de cuidados básicos de saúde para a melhoria da qualidade de vida, minimizando os riscos à segurança desses profissionais, expostos, muitas vezes, a longas jornadas ao volante, maus hábitos alimentares, sono irregular e isolamento social. Nos trailers, o motorista pode aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e acuidade visual e calcular o índice de massa corpórea (IMC) e circunferência abdominal. Além das orientações sobre cuidados pessoais e encaminhamentos de saúde, o programa distribui aos motoristas mapas com os pontos de maior ocorrência de acidentes nas rodovias atendidas pelo programa, adesivos para serem colados nos veículos com instruções sobre direção defensiva e cartilhas com dicas sobre economia doméstica e sobre a importância do papel social dos motoristas, para serem compartilhadas com a família do profissional. Os motoristas também respondem a um questionário que permite ao Instituto Julio Simões e a JSL conhecer melhor o perfil da categoria a fim de aprimorar o programa e ter a possibilidade de desenhar ações mais focadas para este público no futuro.