Três das principais entidades voltadas ao mercado de veículos (Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Fenabrave e ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) se juntaram para a criação de uma ação conjunta para estimular o mercado de veículos. Denominado de Festival do Consorciado Contemplado, o foco principal são os cerca de 240 mil clientes de consórcio já contemplados mas que ainda não realizaram a compra do veículo.
O presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, destacou que trata-se de uma iniciativa pioneira e que nossa expectativa de sucesso permite seguir apoiando ações que beneficiem os consorciados em geral. De acordo com ele, do total de quotas já contempladas, 225 mil referem-se a veículos leves e 25 a veículos pesados. Onze marcas já aderiram à ação e entre os fabricantes de caminhões aparecem na lista até este quinta-feira a DAF, Iveco, MAN Latin América, Mercedes-Benz e Scania.
Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, destacou que a parceria que tem por objetivo estimular a concorrência, sendo que cada marca é livre para criar e divulgar suas vantagens e condições para atrair os clientes. Ainda segundo o executivo, esta ação conjunta é uma amostra de que o diálogo entre as entidades do setor está cada vez mais estreito.
“Tenho certeza de que a modalidade do consórcio deve ser valorizada e que o Festival tem potencial para se transformar num catalisador de vendas para a indústria automobilística”, acrescentou. Ainda de acordo com Moan, o volume de 240 contemplações – cujos clientes ainda não concretizaram a aquisição do veículo – representa um mês de venda da indústria. Ele acrescentou ainda a necessidade de o mercado voltar a girar e as vendas nos próximos meses crescerem numa média maior do que ocorreu este ano até agora.
“Será uma oportunidade para o consumidor comprar seu veículo novo e em condições especiais, com a vantagem de poder negociar o valor à vista”, adicionou Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave. Ainda de acordo com ele, as equipes das concessionárias de todo o Brasil estarão preparadas para atender esses clientes. Para conhecer as condições especiais de cada marca, o consorciado deverá procurar os respectivos canais de venda ou dirigir-se à concessionária (João Geraldo).