A Mercedes-Benz Trucks confirmou a ampliação de seu portfólio de caminhões elétricos a bateria com o lançamento de novas versões do eActros 600. Trata-se do principal modelo da marca para o transporte pesado de longa distância. Com foco na eficiência energética, o eActros 600 reforça a estratégia da fabricante alemã rumo à descarbonização do setor de transporte.
As novas versões do eActros 600 devem chegar ao mercado com os principais diferenciais tecnológicos do modelo original. Ou seja, com o eixo de acionamento elétrico desenvolvido internamente, baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e tensão de bordo de 800 volts. Além disso, os veículos contarão com o sistema Multimedia Cockpit Interactive 2 e diversos assistentes de direção para aumentar a segurança e o conforto.
LEIA TAMBÉM: Volvo Trucks atualiza FH e FH Aero e reduz consumo de combustível
Segundo a Mercedes-Benz Trucks, os novos modelos incluem versões cavalo-mecânico e rígidos com diferentes distâncias entre os eixos. Além de versões com dois conjuntos de baterias e cabines rodoviária de longa distância com opções de altura de teto.
Assim, as novas configurações chegam para encomenda a partir do segundo semestre. E a produção parcial vai ocorrer na fábrica de Wörth am Rhein.
Estratégia de eletrificação em ritmo acelerado
O CEO da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, destacou que o objetivo da empresa é acelerar a transição para o transporte zero carbono. “Com as novas variações, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks.”
Seja como for, essa movimentação é parte de um plano mais amplo que inclui a descontinuação da produção da primeira geração do eActros 300/400 até o fim de 2025. Em contrapartida, a produção do eEconic segue normalmente. Outra novidade é o eArocs 400, voltado para o setor da construção urbana. A novidade chega ao mercado em 2026
eActros 600: eficiência e inovação reconhecidas
Lançado comercialmente no fim de 2024, o eActros 600 já está em operação em diversas rotas europeias. Durante testes rigorosos, o caminhão percorreu até 15 mil quilômetros por 22 países em uma só expedição e mais 6.500 quilômetros em condições de inverno no norte da Europa.
Com três baterias de 207 kWh cada, o caminhão oferece autonomia de até 500 quilômetros sem recarga. Assim, podendo ultrapassar 1.000 quilômetros por dia com carregamentos intermediários. A capacidade total de 621 kWh e a eficiência do novo eixo de transmissão contribuem para o bom desempenho mesmo em operações com peso bruto combinado de 40 toneladas.
Novas versões do eActros 600: infraestrutura de carregamento ainda é desafio
Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, a falta de infraestrutura de carregamento permanece um obstáculo à expansão do transporte elétrico pesado. Hoje, há menos de 1.000 pontos de recarga para caminhões em toda a Europa.
Para enfrentar esse desafio, a Daimler Truck anunciou a criação de uma rede própria de carregamento semipúblico, com mais de 3.000 pontos previstos até 2030. Além disso, participa da joint venture Milence, ao lado do Grupo Traton e do Grupo Volvo, com meta de instalar 1.700 pontos de recarga de alta potência até 2027.