Direcionado ao motoristas de caminhão, o aplicativo rastromotor tem como objetivo principal armazenar o tempo de trabalho e de descanso dos carreteiros. De acordo com o advogado e proprietário da marca e do sistema, Luiz Carlos Bahia Neto, os sistemas de rastreamento convencionais são direcionados ao rastreio do caminhão, com o objetivo de conferir maior segurança à carga e ao veículo. “O nosso aplicativo é direcionado a atender os anseios do motorista. O rastreador convencional é instalado no veículo. Já o aplicativo RastroMotor fica no celular do motorista, e assim que ativado rastreia toda a rota percorrida, com distancias e locais de parada. Ao final do percurso, quando finalizado a rota, as informações são automaticamente armazenadas no site (www.rastromotor.com.br ) e podem ser acessadas a qualquer tempo pelo motorista com senha.
“É notório que, atualmente, os motoristas, em especial os carreteiros, vêm laborando em longas e exaustivas jornadas de trabalho. E, ao findar o contrato de trabalho na empresa, ao propor ação para reivindicar as horas suplementarmente trabalhadas, esbarram numa dificuldade de provar os seus horários, já que, via de regra, as transportadoras negam-se a trazer aos autos os discos de tacógrafo e extrato do sistema de rastreamento do caminhão, o que tornaria evidente as longas jornadas desempenhadas. Por isso, com a utilização do rastromotor, ficará mais fácil comprovar as horas excedentes”, explicou o advogado.
O uso do aplicativo será gratuito, haverá custo, apenas, se for de interesse do motorista em emitir o relatório final com o resumo das rotas. O sistema mapeia e armazena exclusivamente a rota não possuindo qualquer relação com o veículo.