Embora sejam obrigatórias em veículos de grande porte, as faixas refletivas desempenham um papel muito importante quando se fala em segurança nas estradas.

Isso porque é usada para delinear o contorno dos veículos longos e pesados, além do para-choque traseiro, refletindo a luz tornando o caminhão mais visível, principalmente à noite, dias de chuva e neblina.

Segundo resolução 128/316 do Contran, as faixas refletivas devem ser aprovadas pelo Denatran de acordo com o coeficiente de luminosidade e angulo de observação mínimo estabelecido na tabela do órgão, explica o Diretor Presidente da Sherman, empresa especializada em produção de faixas refletivas, e membro do Comitê Brasileiro de Normas – CB16 na ABNT, Eduardo Matos.

Muitos acidentes envolvendo veículos pesados poderiam ser evitados se o motorista cumprisse com os itens de segurança do caminhão.

Confira algumas dicas para se certificar de que o que está comprando garante a sua segurança:

Qual o tamanho correto?

As faixas devem apresentar 500 cd.lx/m² no ângulo 0.2/-4 e tem devem ser trocadas a cada sete anos, exceto se estiverem danificadas.

Evite falsificações

A primeira medida a ser tomada é em relação às falsificações grosseiras, perceptíveis a olho nu, por exemplo, quando a faixa fica furta-cor quando bate a luz solar não refletividade nula.

Não seja enganado

Mesmo as faixas homologadas podem apresentar características diferentes das especificadas. Por isso, sempre exija a declaração na nota fiscal de que o produto atende aos requisitos do Contran.

De olho na validade

A lei diz que as faixas refletivas devem durar cerca de sete anos, mas há empresas que já comercializam faixas que podem durar até 10 anos.

Segundo a empresa, faixas produzidas pela Sherman podem durar até 10 anos
Segundo a empresa, faixas produzidas pela Sherman podem durar até 10 anos

Pesquise

Veja quais empresas oferecem o material, certifique-se das referências, faça pesquisas sobre possíveis reclamações junto aos órgãos competentes.