A fábrica latino-americana da Volvo Construction Equipment tem uma de suas linhas de produção operando de forma compartilhada, montando ao mesmo tempo carregadeiras e caminhões articulados. Localizada em Pederneiras, no interior de São Paulo, é a única das 16 unidades fabris da Volvo CE no mundo a possuir uma linha única de montagem para dois produtos.

O chefe de montagem da fábrica e um dos responsáveis pelo projeto, Fernando Remoto, explica que a empresa aumentou a capacidade instalada. A mudança possibilitou otimizar a estrutura interna da fábrica, promovendo novas sinergias na produção e fazendo melhorias nas áreas de suporte.

“Reduzimos a complexidade de nossa fábrica, consolidando e otimizando a atuação das áreas suportes, como engenharia, qualidade e logística”, explica Alex Ikeda, engenheiro de montagem. Ele destaca que o projeto possibilitou diminuir em cerca de 10% o tempo de montagem das máquinas.

A junção das linhas de produção também permitiu diminuir anualmente a emissão de 41 toneladas de CO2, assim como economizar cerca de 120.000kW de energia elétrica.

Na mesma linha de Pederneiras estão sendo produzidos os caminhões articulados A25G e A30G e as carregadeiras L60F, L70F, L90F, L110F e L120F.