Duas poderosas organizações da indústria global de veículos comerciais, o Grupo Daimler e o Grupo Volvo juntaram forças para desenvolver soluções para o transporte sustentável na Europa, livre de CO2, até o ano de 2050. O objetivo é desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para aplicações em veículos pesados.

O consenso entre os Grupos é que a comercialização bem-sucedida da tecnologia de células de combustível é uma área essencial para obter transporte livre de dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico. A parceria envolve partes iguais (50/50), sendo que a Daimler consolidará todas as suas atividades atuais de células de combustível, enquanto o grupo sueco entrará com o dinheiro, cerca de 0,6 bilhões de Euros.

O presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG, e membro do conselho de administração da Daimler AG, Martin Daum, destacou que o transporte e a logística mantêm o mundo em movimento, e a necessidade de transporte continuará a crescer. A atividade, verdadeiramente neutra em CO2, poderá ser realizada através de trens de força elétricos com energia proveniente de baterias ou convertendo hidrogênio a bordo em eletricidade.

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“Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco para levar caminhões e ônibus movidos a células de combustível para as nossas estradas”, disse o executivo. Ainda de acordo com Daum, para os caminhões transportarem cargas pesadas e percorrerem longas distâncias, as células de combustível são uma solução importante. “É uma tecnologia que a Daimler adquiriu conhecimentos significativos através de sua unidade de células de combustível Mercedes-Benz nas últimas duas décadas”, acrescentou.

O Presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, destacou que a eletrificação do transporte rodoviário é um elemento-chave para acabar com as emissões de CO2.  “Usar o hidrogênio como condutor de eletricidade verde para abastecer caminhões elétricos, em operações de longas distâncias, é uma parte importante do quebra-cabeça e um complemento para veículos elétricos a bateria e combustíveis renováveis”, disse o executivo.

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Lundstedt acrescentou que a combinação da experiência do Grupo Volvo e da Daimler nessa área para acelerar a taxa de desenvolvimento é bom para os clientes e a sociedade como um todo. “Ao formar esta parceria, estamos mostrando claramente que acreditamos em células a combustível de hidrogênio para veículos comerciais. Mas, para que essa visão se torne realidade, outras empresas e instituições também precisam apoiar e contribuir para esse desenvolvimento, inclusive para estabelecer a infraestrutura de combustível necessária”, concluiu.

A parceria assinada entre os dois Grupos é preliminar, sendo que o acordo final, sujeito a exame e aprovação pelas autoridades responsáveis pela concorrência, é esperado para o final de setembro deste ano. Quando aprovada, a joint-venture incluirá as operações em Nabern, na Alemanha, onde atualmente é sede da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH, com instalações de produção na Alemanha e no Canadá.