Além do Constellation 30.330 (equipado com motor Cummins de 9 litros e 334cv de potência), a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de disponibilizar para o mercado mais uma opção semipesada 8X2. Trata-se do Constellation 30.280, equipado com motor MAN de 6.9 litros e 277cv de potência. As duas versões têm o quarto eixo direcional.
A estratégia da montadora é ter um caminhão homologado para 29 toneladas de PBT, com quarto eixo de fábrica e equipado com motor do Constellation 24.280 já reconhecido pelo mercado. Esse propulsor, que traz a marca MAN, dispensa o uso do reagente Arla 32 e a transmissão é a manual ZF 9S 1110TD, de nove velocidades com e H sobreposto acionado por tecla.
O Constellation 30.280 é indicado para operações em trechos de curtas, médias e longas distâncias em aplicações principais com o uso de baú carga geral, carga seca, tanque, sider ou graneleiro. O modelo é disponibilizado nas opções de cabine Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto.
Já o Constellation 30.330 8X2 traz outros atributos técnicos, tais como trem de força formado pelo motor Cummins ISL 330, com sistema de injeção Common rail, e transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades. Assim como o 30.280 seu PBT é homologado para 29 toneladas e ambos têm capacidade técnica para 30.200kg (6.100 + 6.100 nos eixos dianteiros e 18.000 nos eixos traseiros).
De acordo com a montadora para a opção do Constellation 30.280 8×2 V-Tronic estão disponíveis os sistemas de Controle Automático de Tração (ATC), que também pode ser adquirido como opcional para a versão com transmissão mecânica, e o Easy Start, que auxilia a partida em rampa.